Novo site da Transat Jacques Vabre aproxima o público da vela esportiva de forma inovadora

A repaginada feita para a edição de 2017 é vanguardista e pretende modernizar a percepção dos visitantes sobre a vela oceânica / Foto: DivulgaçãoA repaginada feita para a edição de 2017 é vanguardista e pretende modernizar a percepção dos visitantes sobre a vela oceânica / Foto: Divulgação

São Paulo - Prático, útil e visualmente ambicioso.  Estas são três palavras que definem o novo site da Transat Jacques Vabre, regata transatlântica que largará da França em novembro com destino a Salvador, na Bahia. No ar através do endereço www.transatjacquesvabre.org/br, a nova página oficial do evento permitirá ao público acompanhar de forma ainda mais interativa o trajeto dos 38 barcos participantes entre Le Havre (França) e a capital baiana nesta que é a mais longa regata transatlântica.
 
A pouco mais de um mês do início da regata, o novo site é um aperitivo da versão completa que estará disponível para a largada no dia 5 de novembro. A repaginada feita para a edição de 2017 é vanguardista e pretende modernizar a percepção dos visitantes sobre a vela oceânica. "Nós deixamos ele mais arejado e ao mesmo tempo mais prático para que os visitantes possam acompanhar esse esporte que ainda está sendo descoberto pelo público em geral” explica Vincent Esnaud, gerente da Addviso, agência criadora do projeto. Eles trabalharam em colaboração com os organizadores da regata e com a empresa Désigne, responsável pela identidade visual da 13ª edição do evento.
 
Do ponto de vista técnico, o site foi concebido desde o início como "responsivo" e, portanto, autônomo: “Funciona tanto em um computador, como em tablet ou celular, o que dispensa a criação de um aplicativo em paralelo e o torno muito mais completo”. O público poderá acompanhar, pelo próprio celular, a trajetória com o posicionamento atualizado de cada barco, assim como fotos, áudios e vídeos produzidos a bordo.
 
Visual leve e atrativo - Na semana que antecede a largada e durante as chegadas dos barcos ao Brasil, o foco será mostrar a programação cultural e as animações previstas na Vila da Regata na França – entre 27 de outubro e 5 de novembro – e na cidade de Salvador, na Bahia – entre 12 e 24 de novembro. "Os visitantes poderão saber o que está acontecendo nas duas Vilas da Regata e acompanhar os destaques do dia", completa.
 
Comunicação em três línguas - Disponível em três idiomas – francês, inglês e português – o conteúdo contará com análises meteorológicas, curiosidades e fatos inusitados vividos pelos velejadores a bordo, sem contar com todo o conteúdo em áudio, foto e vídeo produzido ao longo do percurso. "Cada conteúdo será geolocalizado e estará presente na cartografia on-line. Em paralelo, a página concentrará tudo o que está sendo comentado e curtido em tempo real nas redes sociais, gerenciadas pela agência Mille & une vagues. Dessa forma, o público poderá ter acesso a todas as informações em tempo integral no próprio site”.
 
Um site para todos - Além de dinâmico, o site também é adaptado para vários tipos de público. Na área reservada à imprensa, por exemplo, todo o conteúdo é disponibilizado em tempo real em alta definição. Além disso, é possível receber alertas, comunicados e a newsletter com as últimas informações sobre a cobertura da regata. “Esse novo site não deixa ninguém de fora. É um espaço lúdico, prático, instrutivo e uma super ferramenta de comunicação a altura do evento", resume Gildas Gautier, diretor geral da Transat Jacques Vabre.
 
Sobre a regata - Disputada em duplas, a regata larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café". Em 2015, a regata reuniu mais de 625 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí – Santa Catarina).
 
Participam quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e até 100 pés respectivamente. A travessia ligando a Europa à América é disputada com apenas dois velejadores a bordo, que se revezam no comando da embarcação a cada dois anos.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook