Brasil encerra participação no Mundial de Laser, na Croácia

João Pedro de Oliveira mostra evolução em relação a 2015 e termina na flotilha prata / Foto: Pedro Martinez/ Sailing EnergyJoão Pedro de Oliveira mostra evolução em relação a 2015 e termina na flotilha prata / Foto: Pedro Martinez/ Sailing Energy

Croácia - A participação brasileira no Campeonato Mundial da classe Laser chegou ao fim nesta terça-feira, dia 19, em Split, na Croácia. Após oito regatas na raia do Clube Náutico Mornar, João Pedro Souto de Oliveira encerrou a disputa na sexta posição da flotilha prata, o que equivale à 55ª colocação no geral, com 123 pontos perdidos. O campeão foi o cipriota Pavlos Kontides (15 p.p.), com os australianos Tom Burton (30 p.p.) e Matthew Wearn (31 p.p.) completando o pódio.
 
O resultado indicou uma significativa evolução para o velejador brasileiro, que participou do Mundial apenas pela segunda vez. Em 2015, quando fez sua estreia na competição, em Kingston, no Canadá, João Pedro terminou na flotilha bronze, na 138ª posição no geral, com 154 pontos perdidos.
 
“O Mundial teve um nível muito alto, com os velejadores muito bem treinados. Tinha planejado ficar entre os 50 primeiros e terminei em 55, não ficou longe. Pude perceber os pontos em que preciso melhorar e agora é treinar no Brasil para voltar mais preparado para o próximo campeonato”, afirmou João Pedro, que conquistou a vaga de titular da Equipe Brasileira de Vela ao vencer a Copa Brasil em março, em Porto Alegre.
 
A classe Laser é tradicionalmente uma das mais concorridas, e o Mundial 2017 não foi diferente. Ao todo, 147 competidores de 52 países participaram da disputa, incluindo os três velejadores que subiram no pódio dos Jogos Rio 2016, o australiano Tom Burton (ouro no Rio, prata no Mundial), o croata Tonci Stipanovic (prata no Rio, 29º colocado no Mundial) e o neozelandês Sam Meech (bronze no Rio, 12º no Mundial). O britânico Nick Thompson, que defendia o bicampeonato da competição (2015 e 2016), acabou em sexto lugar.
 
O próximo grande compromisso para os velejadores brasileiros é a disputa da Copa Brasil de Vela, prevista para o período de 09 a 16 de dezembro, em Ilhabela (SP).
 
Mais informações: https://laserworlds2017.com/
 
Classificação Geral 
 
Mundial de Laser
 
1 – Pavlos Kontides (Chipre), 15 pontos perdidos
2 – Tom Burton (Austrália), 30 p.p.
3 – Matthew Wearn (Austrália), 31 p.p
 
Flotillha Prata
 
6 – João Pedro Souto de Oliveira (Brasil), 123 p.p.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook