Regata Porto Belo – 185 anos agita Copa Veleiros de Oceano nesse sábado

Sexta etapa do campeonato de vela oceânica organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina tem largada a partir das 11h de sábado (16), em Jurerê / Foto: Nando Blum/Green MultimídiaSexta etapa do campeonato de vela oceânica organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina tem largada a partir das 11h de sábado (16), em Jurerê / Foto: Nando Blum/Green Multimídia

Florianópolis - Neste sábado a flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina volta a se reunir para mais uma etapa da Copa Veleiros de Oceano e a competição desse final de semana tem uma conotação especial. Com largada em Jurerê, a partir das 11h, a Regata Porto Belo – 185 anos marca um percurso incrível entre Florianópolis e Porto Belo, com chegada na Ilha João Cunha, nas proximidades da Praia do Caixa D´aço.
 
Uma regata entre duas ilhas e que promete acontecer em um dia com condições excelentes. As previsões indicam vento sul de 10 – 12 nós com possíveis rajadas de até 15. Ou seja, os veleiros farão o percurso com vento de través ou popa, que são as condições de vento a favor, o que é perfeito para a regata. Além disso, a largada na Praia de Jurerê acontecerá com as velas balões içadas, o que proporciona uma belíssima imagem para quem acompanha da terra.
 
Contando com o apoio da Prefeitura de Porto Belo, a Regata desse sábado é um resgate aquele que já foi um dos eventos mais tradicionais do Iate Clube de Santa Catarina. Após um hiato de quase quinze anos as tripulações voltam a fazer percurso entre Florianópolis e Porto Belo e a expectativa é de raia cheia, assim como aconteceu na última etapa que homenageou o associado Guilherme Stark Bernard.
 
Participam da Regata Porto Belo – 185 anos as embarcações das classes ORC, IRC, C30, BRA-RGS A, BRA- RGS B, RGS Cruzeiro A, RGS Cruzeiro B e Bico de Proa, sendo que as tripulações consideradas mais velozes largam às 12h, enquanto os chamados barcos mais lentos iniciam a regata às 11h. Além da disputa pelo título da etapa, a competição vale também pontos importantes na Copa Veleiros de Oceano.
 
Um dos “pegas” mais esperados da etapa será entre os veleiros da classe C30, Zeus Team e Corta Vento, fortíssimos candidatos ao troféu Fita Azul, nome da premiação dada ao primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada independente da classe. Outra tripulação que promete brigar pelo posto é a equipe do Itajaí Sailing Team. Referência por sediar uma das competições náuticas mais importantes do mundo, a Volvo Ocean Race – Itajaí tem investido forte em sua equipe.
 
Outro destaque fica por conta do duelo na classe RGS A, a mais numerosa até o momento na Copa. 11 barcos brigam pelo título da temporada, com destaque para os três primeiros, Bruxo (1º), Bom Abrigo (2º) e Zephyrus (3º), separados por apenas seis pontos de diferença.
 
Serviço – Regata Porto Belo – 185 anos
Data: Sábado – 16/09/2017
Horário de largada: 11h, em Jurerê (Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina)
Previsão: Vento Sul – 10 a 12 nós
Local de chegada: Ilha João Cunha, nas proximidades da Praia do Caixa D´aço, em Porto Belo
Mais informações: www.icsc.com.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook