Técnico campeão olímpico ministra curso na Copa da Juventude

Espanhol Javier Torres, que preparou Martine Grael e Kahena Kunze nos Jogos Rio 2016, apresenta o programa Sailing Solutions para treinadores em Recife / Foto: Tsuey Lan Bizzochi/ Cabanga Iate Clube de PernambucoEspanhol Javier Torres, que preparou Martine Grael e Kahena Kunze nos Jogos Rio 2016, apresenta o programa Sailing Solutions para treinadores em Recife / Foto: Tsuey Lan Bizzochi/ Cabanga Iate Clube de Pernambuco

Recife - Sob a batuta do técnico campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) dá mais um passo importante para o desenvolvimento do esporte no país.
 
O treinador Javier Torres, que preparou Martine Grael e Kahena Kunze na campanha do ouro nos Jogos Rio 2016, ministra desde terça-feira (5) um curso de capacitação em Planejamento Esportivo voltado para treinadores da Vela Jovem, durante a Copa da Juventude, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco (subsede Maria Farinha), em Recife.
 
O curso é baseado na plataforma Sailing Solutions, um sistema de banco de dados adquirido pela CBVela, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), e customizado para a Equipe Brasileira de Vela a partir de um desenvolvedor suíço.
 
“O grande objetivo desta ação é uniformizar o planejamento de trabalho dos velejadores, acompanhar de forma detalhada a preparação e as competições, e gerir as informações dos nossos atletas de classes olímpicas e de Vela Jovem”, afirmou Daniel Santiago, diretor executivo da Confederação.
 
A partir desse curso de capacitação, o programa Sailing Solutions vai começar, aos poucos, a entrar em operação. Ao longo dos próximos meses, o objetivo é que todos os atletas e técnicos que façam parte do Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) da CBVela tenham seus dados de treinamentos e competições inseridos no sistema.
 
Assim, a plataforma será uma grande base de informação para o desenvolvimento da vela brasileira, detalhando desde a regulagem dos barcos até as condições dos ventos e marés. Servirá para aprimorar a preparação do alto rendimento e para identificar e amadurecer novos talentos.
 
“O programa reúne ciência e conhecimento. Vai permitir um acompanhamento completo, desde preparação física e nutrição às informações do que acontece na água, da largada à linha de chegada”, descreve Walter Böddener, técnico da CBVela.
 
Copa da Juventude - Realizada pela primeira vez na Região Nordeste, a Copa da Juventude é o principal evento da Vela Jovem no país. Em 2017, conta com 75 atletas inscritos de 8 estados do país. A competição vai até sexta-feira, dia 8, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, com disputas nas seguintes classes:
 
29er (Masc. e Fem.);
420 (Masc. e Fem.);
Laser Radial (Masc. e Fem.);
RS:X (Masc. e Fem.);
Hobie Cat 16 (Aberto).
 
O campeonato será o principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude em Sanya (China), em dezembro.
 
Mais informações: http://www.copadajuventude.cbvela.org.br/
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook