Brasil Centro de Optimist define equipe jovem para torneios internacionais

E-mail Imprimir

Competição na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, terminou neste domingo, 16, e contou com clínica para treinadores da classe / Foto: DivulgaçãoCompetição na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, terminou neste domingo, 16, e contou com clínica para treinadores da classe / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Um dos mais importantes campeonatos no calendário da Vela Jovem Nacional, o Brasil Centro da Classe Optimist terminou neste domingo, 16 de abril, nas águas da Baía de Guanabara.
 
Válida como segunda e última etapa da Seletiva Nacional para a Equipe Brasileira Jovem, a competição definiu os atletas que disputarão os torneios internacionais da Classe em 2017 (a primeira etapa foi o Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro, em Vitória). O evento, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, teve como vencedor, entre os veteranos, Lorenzo Balestrin, com 62 pontos perdidos. Na categoria estreante, Pedro H G Silva ficou com o ouro, com um total de 15 pontos perdidos.
 
Ao todo, 135 velejadores veteranos e 29 estreantes participaram do torneio. No último dia de competições, o vento demorou para estabilizar na raia da Baía de Guanabara e, somente após as 14h, foi possível iniciar os procedimentos de largada. Foram realizadas, então, duas regatas de veteranos e uma de estreantes. Contando todos os dias de campeonato, foram 11 regatas da categoria veterano e sete da categoria estreante.
 
O evento também ficou marcado por uma clínica teórica e prática com treinadores da classe, promovida pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e pelo ICRJ, sob o comando de Walter Böddener e Bruno Di Bernardi. O objetivo foi instruir sobre as melhores práticas e métodos de treinamento dos velejadores mais jovens. Os encontros aconteceram nos dias 9, 10 e 11, das 18h às 20h, também no Iate Clube do Rio. Já o acompanhamento técnico das regatas, com reuniões de manhã e à tarde, de acordo com a dinâmica das flotilhas, foi realizado com o intuito de avaliar e discutir com os técnicos o desempenho dos atletas durante a competição.
 
As Clínicas e o Brasil Centro de Optimit 2017 foram organizados pela CBVela e pelo Iate Clube do Rio de Janeiro. A CBVela conta com patrocínio máster do Banco Bradesco e do Grupo Energisa para o projeto de Vela Jovem.
 
Ranking de classificação para os campeonatos internacionais
 
O ranking de classificação para os campeonatos internacionais é estabelecido a partir das regatas do Campeonato Brasileiro de Optimist e do campeonato regional escolhido como seletiva, que neste ano foi o Brasil Centro de Optimist. Veja como ficou o ranking:
 
Ranking de classificação 2017
 
O ranking estabelece a prioridade de preenchimento das vagas para os seguintes campeonatos internacionais:
 
- Campeonato Mundial de Optimist
5 velejadores
11/07 a 21/07 – Tailândia – Royal Varuna Yacht Club 
 
- Campeonato Europeu de Optimist
4 velejadores, devendo existir pelo menos um velejador de cada gênero
30/07  a 6/08 – Bulgária – Yacht Club Bourgas 
 
- Campeonato Norte Americano de Optimist
15 velejadores, devendo existir pelo menos 4 velejadores de cada gênero
25/06 a 02/07 –  Canada – Royal Canadian Yacht Club em Toronto 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Copa Brasil de Vela

Confira os melhores momentos da Copa Brasil 

 

 

 
Rip Curl Grom Search 2017

Maresias - Confira tudo o que rolou na grande final

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook