Barco do Brasil chegou a capotar por causa do lixo no evento-teste

Isabel e Samuel se equilibram em sua embarcação durante o evento-teste da vela / Foto: Fred Hoffmann

Rio de Janeiro - O lixo flutuante encontrado durante a disputa do evento-teste da vela causou a queda do barco da dupla brasileira Isabel Swan e Samuel Albrecht, da classe Nacra 17, no final da semana passada. 
 
A dupla, que disputava uma regata na raia da ilha Pai, fora da Baía de Guanabara, teve um saco de lixo prendido no leme da sua embarcação, que acabou destravando e virando em alta velocidade no meio do mar. 
 
"Depois de montar em sexto lugar a boia batemos em um lixo fazendo a manobra Jaibe, na popa. O leme subiu com o lixo, o barco ficou sem controle e viramos. Ainda conseguimos desvirar e passar a equipe inglesa na última perna da regata. Conseguimos completar, mas nosso resultado foi diretamente comprometido", afirmou Isabel. 
 
A dupla brasileira acabou a competição do evento-teste em 15º lugar. "Não chegamos a nos machucar, mas quando viramos o barco corremos o risco, sim", alertou Isabel. 
 
Também houve um problema com o lixo na disputa da classe 470, quando uma regata precisou mudar de raia, da Ponte Rio Niterói para a Pai, local do acidente com Isabel e Samuel. Na raia que seria disputada na Ponte, haveria muito lixo flutuante, por isso a necessidade de alteração para a Pai. 
 
Veja Também: