Samir Barel é Top 15 na Argentina

Brasileiro ainda tem uma série de provas pela frente durante o ano / Foto: Matheus Zica

Rio de Janeiro - Foi dada a largada no projeto do nadador campineiro Samir Barel (Banco Safra/ Astra/ Aquasphere) de disputar e completar as maiores e mais duras maratonas aquáticas do Mundo. Numa prova de alto nível técnico, com os melhores do Mundo, ele iniciou a série de desafios com a 41ª travessia Santa Fé-Coronda, na Argentina, valendo como a abertura do Grand Prix – FINA de Maratonas Aquáticas – Copa do Mundo de Longa Distância (acima de 15 km).

Samir, que é técnico de natação de diversos triatletas, concluiu os 57 km de percurso no Rio Coronda em 9 horas e 11 minutos e 21 segundos, na 15ª posição entre os homens. O italiano Simone Ercoli, garantiu o bicampeonato, em 8h19min03. O resultado foi comemorado, diante das dificuldades encontradas, como a correnteza e ventos contras e da presença das estrelas mundiais. “Estou muito feliz por ter terminado, embora esperava fazer uma prova melhor. Não acordei 100% e encaixei no km 25 e não deixei que ninguém abrisse, nem me ultrapassasse”, disse o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, em projeto realizado pela Novac Sports.
 
“Foi uma prova muito bonita e organizada, com contato com o público o tempo todo. Foram milhares de espectadores”, acrescentou Samir, ressaltando as dificuldades da prova. “Foi dura. O vento forte contra atrapalhou muito o ritmo do nado e das braçadas”, reforçou o nadador, destacando que o atual campeão do Mundo, o argentino Damian Blaum, desistiu por cãibras e enjôo. 
 
Agora, Samir se prepara para outro grande desafio no próximo domingo (9), a emblemática 20ª Maratona Hernandarias-Paraná, com nada menos que 88 km de percurso ininterrupto, sendo a mais longa prova oficial da modalidade no Mundo. Em 2013, ele terminou como top 10 masculino em sua estreia na disputa. Ele cruzou a linha de chegada em 10 horas, 11 minutos e 39 segundos. Apenas 31 minutos e 57 segundos, após o primeiro colocado, o argentino Luciano Sales Rubio (9h39min42s).
 
Ainda este ano, enfrentará outros importantes desafios como a Volta à Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos (45 km), duas provas no Canadá, de 32 e 34 km, os 33 km na Macedônia, 15 km no México e encerrando a temporada, os 36 km Capri-Napoli, na Itália, prova com mais dificuldades de correnteza e a mais charmosa do Circuito. “Todas servem de preparação para o Canal da Mancha em 2015”, avisa Samir, que também nadará os campeonatos brasileiros de 5 e 10 km e o Mundial Master (3 km), no Canadá.