Pâmella e Diogo conquistam Campeonato Pan-Americano de Sprint Triathlon

Na última volta, Sclebin “disparou” e cruzou a linha de chegada em primeiro, sendo muito aplaudido por torcedores e amigos que acompanharam a disputa / Foto: Pauta LivreVila Velha - A capixaba Pâmella Oliveira e o carioca radicado em Minas e federado em Santa Catarina, Diogo Sclebin foram os grandes campeões do Campeonato Pan-Americano de Sprint Triathlon (26º Triathlon do Exército) disputado neste domingo (28), na Praia de Itaparica, em Vila Velha.

Pâmella, que conquistou o título pelo terceiro ano consecutivo, registrou na prova (que teve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), o tempo de 1.00:55. Em segundo lugar ficou a sua companheira na chamada “Corrida Olímpica”, Flávia Fernandes (SP) com 1.02:09 e em terceiro Carolina Galvão (SP) com 1.03:08. No masculino, Diogo marcou 53:50, contra 54:00 de Fábio Carvalho (SC), segundo colocado, e 54:16 de Marcus Vinícius Fernandes (SP), o terceiro a cruzar a linha de chegada.
 
Na categoria sub-23 os três primeiros no masculino foram respectivamente: Wesley Matos (CE) com 54:18, Matheus Diniz (GO) com 55:00 e Flávio Queiroga (SP) com 55:20. E no femininos foram: Estefanie Bender (SC) com 1.04:13, Lina Maria Raga (Colômbia) 1.04:18 e Priscila Rocha (SP) com 1.05:26. Participaram da prova reunindo todas as categorias cerca de 200 atletas.

A prova feminina foi amplamente dominada pela capixaba Pâmella OIiveira, que liderou as três etapas sem sofrer grande assédio das demais competidoras. Pâmella utilizou a sua excelente natação, uma das melhores do mundo, para sair em primeiro da água. Fez com relativa folga a transição para o ciclismo e partiu para a corrida com boa margem de frente sobre Flávia Fernandes, sua principal adversária (curiosamente também na edição de 2010).

Quando cruzou a linha de chegada, a capixaba foi saudada por torcedores e familiares que lotaram as arquibancadas. Ecoaram gritos de “tricampeã”, emocionando a atleta que nasceu e residiu durante muitos anos em Vila Velha.
 
“Foi mais uma disputa maravilhosa. Voltar para casa e fazer uma prova tão boa ao lado da torcida foi muito bom. Fiz uma prova forte do início ao fim. Só parei de fazer força quando cruzei a linha de chegada. As meninas que vinham logo atrás são muito fortes, então não poderia deixar a vantagem que obtive na natação e no pedal escapar”, destacou Pâmella.
 
Já a prova masculina foi mais equilibrada. Marcus Fernandes foi o primeiro a sair da água (a exemplo de 2010) seguido por Luciano Farias, da Argentina, e Wesley Matos, que veio um pouco depois. Em seguida saiu da água um grande pelotão.
 
Depois de buscar as primeiras colocações no ciclismo, Diogo Sclebin e Fábio Carvalho partiram para a corrida juntos em uma prova empolgante. Fábio liderou durante um bom tempo. Mas, na última volta, Sclebin “disparou” e cruzou a linha de chegada em primeiro, sendo muito aplaudido por torcedores e amigos que acompanharam a disputa.

“Foi tudo excelente na minha avaliação. O primeiro lugar é sempre muito bem vindo. É uma prova importante que soma pontos para o Ranking Nacional. Vim com bastante foco e estou muito contente, principalmente porque venci uma prova de elevado nível técnico, com atletas internacionais e com quase todos os grandes atletas do Brasil”, disse o futuro papai.
 
Elite Feminino

1-    Pâmella Oliveira 1.00:55
2-    Flávia Fernandes 1.02:09
3-    Carolina Galvão 1.03:08
4-    Fernanda Garcia 1.03:44
5-    Maira Vargas 1.04:06
 
Elite Masculino

1-    Diogo Sclebin 53:50
2-    Fábio Carvalho 54:00
3-    Marcus Fernandes 54:16
4-    Jorge Arias 54:37
5-    Mauro Cavanha 54:47