Nome forte do país para Rio 2016, Colucci corre 2ª etapa do Troféu Brasil

Reinaldo Colucci / Foto: João Pires/Jump

São Paulo - Um dos principais nomes do triatlo olímpico nacional na atualidade, o paulista Reinaldo Colucci será atração da segunda etapa do 23º Troféu Brasil de Triathlon. Ele estará ao lado de outras feras do esporte neste domingo, dia 12 de maio, na Cidade Universitária de São Paulo - USP, com largada às 8h, na Raia Olímpica. Esperança do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ele usará a disputa na capital paulista como mais uma etapa de treinamento nesta temporada 2013.
 
O evento, reconhecido como o mais tradicional e importante do gênero, terá as distâncias olímpicas, ou seja, 1,5 km de natação na Raia Olímpica e 40 km de ciclismo e 10 km de corrida pelas ruas e alamedas da USP, numa disputa que costuma ser imprevisível. Haverá ainda a disputa da categoria Short, com metade desta marcas. São esperados cerca de 500 competidores de vários estados, entre profissionais e amadores.
 
Reinaldo Colucci está de volta ao Troféu Brasil, competição que ele diz gostar e que, sempre que possível, tenta encaixar na sua programação de provas. Vale lembrar que ele disputa o circuito mundial, sempre em busca de pontos no ranking para a briga para os Jogos Olímpicos. "Trata-se de uma prova que gosto muito e que dá prestígio. É um evento forte, mas extenso, o que impede minha presença em todas as provas. Como esta na USP se encaixa na minha programação de eventos, resolvi competir", explica o triatleta, que este ano garantiu o penta no Triathlon Internacional de Santos.
 
Ele destacou o ciclismo da etapa paulista como o maior desafio a ser vencido no domingo. "Com algumas subidas e muita curva, acaba sendo determinante para se conseguir um bom resultado. Espero fazer um bom papel e será perfeito para meu treinamento e para dar ritmo de prova em uma temporada que meu foco está todo na preparação e na melhora do fundamentos. Sei que tenho de melhorar minha corrida e estou trabalhando para isso e domingo será uma boa forma de avaliar", explica.
 
Com relação aos Jogos Olímpicos de 2016, Colucci explicou que a corrida pelas vagas começa somente no meio do ano que vem. Porém, ele quer se manter entre os melhores até lá não perder o ritmo. "A contagem dos pontos para as vagas será a partir do meio do ano. Até, participarei das etapas e quero estar nem no ranking quando a briga começar. No dia 2 de junho estarei em Madri para uma prova que reúne apenas os melhores, para seguir nas provas de alto nível", conclui.
 
A programação oficial da segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon começa no sábado, dia 11 de maio, com a entrega de kits e novas inscrições CEPEUSP-SP (Travessa C, Portão 18) das 13h às 19h, mesmo horário da Expo Troféu Brasil. O Simpósio para os atletas Pro e Elite Amador ocorrerá às 15h e, um pouco mais tarde, às 17h, será a vez do simpósio para os amadores. 
 
No domingo, dia 12, a movimentação começa cedo, com numeração e entrega da bicicleta na área de transição na Cidade Universitária (em frente a Raia Olímpica) Os atletas das distância Short (750m/20km/5km) farão isso das 6h45 até as 7h45, enquanto os profissionais e da categoria Amador Olímpico das 6h45 às 9h. A largada do Amador Short será às 8h, enquanto a do Profissional será às 9h10, já a Amador Olímpico começa às 9h15. A premiação da imprensa será às 11h30, ficando a oficial para as 11h10.
 
A classificação do profissional, após a primeira etapa, é a seguinte: 
 
Masculino 
1) Santiago Ascenço, 165 
2) Henrique Siqueira de Oliveira, 147,5 
3) Adriano Sacchetto, 137,5 
4) Jose Augusto de Azevedo Antunes Filho, 130 
5) Frederico Monteiro, 125
6) Antonio Manssur Filho, 122,5
7) Edmilson Pereira, 120
8) Anderson Ferreira, 117,5
9) Felipe Guedes, 115
10) Bruno Fregolente Lazaretti, 112,5 
 
Feminino
1) Carla Moreno, 165 
2) Carolina Furriela, 147,5 
3) Flávia Fernandes, 137,5
4) Fernanda Garcia, 130
5) Ariane Monticeli 125
6) Priscila Rocha, 122,5 
7) Tuanny Viegas de Oliveira, 120
8) Beatriz Neres, 15