Juraci Moreira vence Copa Brasil de Sprint Triathlon, em Belém

Juraci Moreira venceu em Belém/PA  / Foto: Divulgação

Belém - De olho no seu principal objetivo do semestre, o Pan-Americano no próximo dia 29, o triatleta Juraci Moreira (Novac Sports/ Banco Safra/ Asics) segue crescendo a cada prova. Neste domingo (16), o atual campeão brasileiro da elite venceu a segunda etapa da Copa Brasil de Sprint Triathlon, em Belém/PA, usando uma tática diferente das disputas habituais. 
“Minha intenção era treinar para o Campeonato Pan-Americano. Fiz uma natação controlada, procurando economizar um pouco de energia, e fui atrás do Marcus Fernandes, que considero o nosso melhor nadador atualmente. Saí em segundo, junto com ele e no ciclismo fiz força o tempo todo, neutralizando todas as tentativas de fuga e sempre na dianteira do pelotão”, contou. 
 
Com o forte calor (mesmo a prova largando às 7h30) e todo o esforço nos pedais, ele optou por ficar no grupo com cinco atletas em duas das três voltas da corrida, para decidir na última. “Estávamos em três competidores e faltando 200 metros iniciei um sprint junto ao Danilo Pimentel e consegui abrir uma pequena vantagem”, destacou Juraci, que cruzou a linha de chegada em 54 minutos e 59 segundos, quatro segundos à frente de Pimentel. O terceiro colocado foi Marcus Fernandes, com 55min32s.
 
“Estou satisfeito com o resultado e confiante para fazer um excelente resultado no Pan-Americano, a minha principal prova neste primeiro semestre”, destacou o triatleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte e também sargento do Exército. “Dedico essa vitória à minha equipe e patrocinadores e, em especial, à minha esposa Bella Negrão e nossa filhota Sofia, que daqui a pouco estará entre nós”, comemorou.
 
Representante brasileiro em três olimpíadas – Sydney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008 (sendo o melhor latino-americano), o competidor paranaense, que atualmente mora em Campinas, quer chegar à quarta participação na Rio 2016. Para estar pronto à “corrida olímpica”, Jura decidiu por mudanças radicais. A primeira, a parada estratégica por 11 meses, em maio de 2012, para curar de vez as lesões crônicas que o atrapalhavam. 
 
Nesse período, além da recuperação, aproveitou para reformular a sua metodologia de treinamentos e preparação, feita agora com uma equipe multidisciplinar, com técnicos especializados em cada modalidade e outros profissionais envolvidos. “Tracei as metas e agora quero estar muito bem preparado tanto para garantir essa vaga, quanto para fazer um ótimo papel na Olimpíada, que será em casa”, ressaltou.
 
O retorno às disputas oficiais de triathlon foi muito bom, logo com o segundo lugar na importante na João Pessoa ITU Premium Panamerican Cup, na capital paraibana, em abril. No mesmo mês, garantiu o inédito hexacampeonato brasileiro na categoria elite, em Brasília. Em maio, voltando às origens, faturou a segunda etapa do Sprint Triathlon, em Guaratuba, no litoral paranaense. O próximo desafio será no dia 29, em Vila Velha/ES, com o Campeonato Pan-Americano de Triathlon.