Henrique Siqueira e Bia Neres conquistam o 23º Troféu Brasil de Triathlon

Campeões de 2013 / Foto: fotojump

Rio de Janeiro - O Troféu Brasil de Triathlon tem novos campeões. Ao término da 23ª temporada do principal e mais tradicional evento do gênero na América Latina, Henrique Siqueira e Beatriz Neres sagraram-se campeões de 2013, colocando seu nomes da galeria de vencedores do evento. Henrique confirmou o favoritismo ao ganhar a sexta etapa, na manhã deste domingo, em Santos, no litoral paulista, com o tempo de 1h49min00seg. Já Bia garantiu seu primeiro título chegando em quinto lugar em uma das mais emocionantes etapas - Carolina Furriela venceu a prova em 2h04min28seg. 

Com os resultados e considerado o descarte do pior resultado, como prevê o regulamento da competição, o campeão somou 867,5 pontos, seguido por Santiago Ascenço, campeão em 2011, com 796, e Antonio Manssur Filho, com 643,5. Já entre as mulheres, Bia Neres, totalizou 748 pontos, ficando Flávia Fernandes em segundo, com 744,5, e a grande campeã Carla Moreno em terceiro, 723.
 
Com cerca de 800 inscritos, o 23º Troféu Brasil de Triathlon realizou sua sexta e última etapa em um dia ensolarado e de muito calor. Com as categorias ainda em aberto, no masculino e feminino, a expectativa era de muita briga pela ponta. E isso se confirmou, com umas das mais bonitas disputas dos últimos anos, para alegria do bom público que mais uma vez acompanhou uma etapa do evento.
 
No masculino, embalado pelo bom momento e as vitórias seguidas, Henrique Siqueira começou forte, travando um duelo com Marcus Fernandes, especialmente no trecho de 40 km de ciclismo. Mas o brasiliense saiu melhor para a corrida e, com um ritmo muito forte, garantiu mais uma vitória e o título de 2013.
 
"Foi muito sofrido. Estamos no final de temporada, onde é difícil manter o ritmo e o peso e, por, isso, foi mais duro do que pensava. Sabia que o Santiago, meu adversário direto, vinha de outro evento, mas estava com medo da minha corrida. Assim, acabei forçando no ciclismo e isso me deu uma boa folga", declarou o vencedor, natural de Brasília.
 
Henrique ainda agradeceu a todo o apoio e contou um pouco sobre o planos para 2014. "Quero agradecer ao Troféu Brasil por ter me dado a chance de voltar com força. O Núbio tem um papel importante nisso. Também à minha família, que sempre me apoiou. Agora é descansar e depois pensar no próximo ano, onde vou me dedicar às provas mais longas, em especial ao Ironman", finalizou o campeão.
 
Nunca desistir
 
O título de Bia Neres em sua estreia na categoria Profissional do Troféu Brasil de Triathlon não poderia ser mais especial. Mesmo com câimbras no abdome no final da prova, a triatleta santista superou a dor para completar. Os problemas começaram no ciclismo e ela teve de completar os dez quilômetros finais com dores.
 
Depois de sair junto com Carla Moreno e Flávia Fernandes, Bia viu suas adversárias abrirem, colocando em risco o título. No final, mesmo sofrendo, chegou em quinto e somou pontos suficientes para manter o primeiro lugar na classificação geral.
 
"Foi bem complicado. Tinha muitas dores e pensei em parar. Mas isso não pode acontecer e fui me arrastando até o final, sempre com o apoio da torcida e dos staffs. Só tenho a agradecer a todos", declarou. "Estou muito feliz por vencer em casa e ver que o triatlo feminino esta crescendo. Parabéns a todos", completou.
 
Classificação final após seis etapas (com descarte):
 
Elite Masculino
 
1) Henrique Siqueira de Oliveira 867,5 pts
2) Santiago Ascenço, 796 pts
3) Antonio Manssur Filho, 643,5 pts
4) Jose Augusto de Azevedo Antunes Filho, 637 pts
5) Anderson Ferreira, 588,5 pts
 
Elite Feminino
 
1) Beatriz Neres,748 pts
2) Flavia Fernandes, 744,5 pts
3) Carla Moreno, 723 pts
4) Fernanda Garcia, 661 pts
5) Ariane Monticeli, 651 pts
 
Resultado da sexta etapa:
 
Elite Masculino
 
1) Henrique Siqueira, 1h49min00seg
2) Santiago Ascenço, 1h50min33seg
3) Flávio Queiroga, 1h50min57seg
4) Marcus Fernandes, 1h51min54seg
5) Bruno Matheus, 1h52min04seg
 
Elite Feminino
 
1) Carolina Furriela, 2h04min28seg
2) Carla Moreno, 2h05min49seg
3) Flávia Fernandes, 2h06min20seg
4) Luisa Baptista, 2h06min41seg
5) Beatriz Neres, 2h08min54seg