Atletas paranaenses levam cinco medalhas na Copa Triathlon Brasil

Atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento / Foto: DivulgaçãoAtletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento / Foto: Divulgação

Bahia - Nem o calor de 39 graus em Salvador conseguiu parar os jovens talentos da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, na etapa de abertura da Copa Triathlon Brasil, neste domingo, dia 18. O time paranaense conquistou três ouros e duas pratas na disputa, válida também como Copa Continental de Sprint Triathlon, enfrentando alguns dos atletas mais rápidos das Américas.
 
Foram 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida na orla da Praia de Piatã. Gabrielle Lemes voltou a se superar e foi a campeã da categoria Júnior com 1h03min30s, resultado que a colocou em quinto lugar na classificação geral, a apenas dois minutos do pódio da elite. 
 
"Todos sofreram com o calor. A Gabrielle terminou a prova como aquela maratonista suíça que aliás tem o mesmo nome, a Gabrielle Andersen, na Olimpíada de 1984. Precisou ir direto para o atendimento médico", conta Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto. O esforço valeu a pena: Gabrielle garantiu uma das duas vagas femininas, para atletas nascidas em 2001 e 2002, na seletiva da Confederação Americana de Triathlon no Equador, prova classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.
 
A segunda vaga, a ser definida pela Confederação Brasileira de Triathlon, pode ficar com Alice Forti Tinelli. Medalha de prata na categoria Júnior, Alice completou o percurso em 1h04min13, e ainda foi a sétima colocada geral, entre as atletas de elite. Quinto colocado na categoria Júnior, Pedro Henrique Boff foi o primeiro entre os nascidos em 2001 e 2002 e também já carimbou sua passagem para o Equador.
 
Na categoria 16 a 19 anos, Maria Fernanda Forti Tinelli foi a campeã, enquanto Renan Antônio Portela ficou com a prata na categoria 15 anos. "Foi um resultado muito importante para a equipe, com vários atletas no pódio. Todos fizeram uma excelente prova, ainda mais levando em consideração o alto nível da disputa e o calor", avaliou Ricardo Júnior Cardoso.
 
Aluno de ouro - Os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento competiram em Salvador com "adversários" que já conhecem bem. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto em que foram descobertos e é referência nacional na formação e desenvolvimento das categorias de base do esporte, levou três alunos para a disputa. Entre eles, Nicholas Gabriel Cabral de Meira levou o ouro na categoria 16 a 19 anos, mostrando que o trabalho do projeto está no caminho certo.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook