Quinta e última etapa do 27º Troféu Brasil de Triathlon define campeões

Fernando Toldi e Fernanda Garcia foram os melhores na temporada 2017 / Foto: SantosPress Comunicação/João PiresFernando Toldi e Fernanda Garcia foram os melhores na temporada 2017 / Foto: SantosPress Comunicação/João Pires

São Paulo - A quinta e última etapa do 27ª Troféu Brasil de Triathlon chegou ao fim conforme esperado: briga acirrada pelas primeiras colocações da prova e do certame e, ainda, muita emoção com a homenagem ao ex-triatleta Leandro Macedo, que comemorou os 25 anos da conquista do seu título, ocorrido na quarta edição da prova, em 1993.
 
Dentre os atuais nomes da modalidade, melhor para o paulistano Fernando Todi e a santista Fernanda Garcia, que conquistaram o bicampeonato da mais tradicional prova da modalidade na América Latina.
 
Na prova disputada sob uma chuva interminente neste domingo (dia 03), em Santos, no litoral paulista, a briga pelo pódio foi intensa entre os homens, principalmente com os atletas Fernando Toldi, Pedro Apud, Marcus Fernandes e Iuri Vinuto se revezando na liderança das provas de natação e ciclismo. Contudo, na corrida, Toldi conseguiu impor um ritmo veloz e disparou para a vitória na prova e na competição.
 
"Estou muito feliz pelo que consegui fazer hoje. Meus concorrentes vieram muito fortes e tive que colocar o meu melhor. É um orgulho muito grande vencer esse torneio pela segunda vez", definiu Toldi, que chegou à frente de Pedro Apud, do Pinheiros e de Marcus Fernandes, da MF Racing, que chegou em terceiro na prova, mas que encerrou a sua participação na segunda colocação do certame. Em terceiro, ficou o brasiliense Henrique Siqueira, que não disputou a prova neste domingo.
 
Com as mulheres a história não foi muito diferente. A paulistana Fernanda Palma, a brasiliense Nayara Lunieri e a santista Fernanda Garcia fizeram um duelo intenso pela ponta da prova. Com um desempenho bem acima da média, Fernanda Palma chegou à frente na disputa, enquanto Nayara Lunieri chegou em segundo e Fernanda Garcia em terceiro, resultado suficiente para assegurar o título do campeonato.
 
"Eu já havia analisado a tabela de classificação antes da prova e sabia que, com essa colocação, conseguiria chegar ao primeiro lugar do torneio. Assim, procurei não forçar muito, até porque o ano foi bastante duro para mim. Agora é comemorar e relaxar ao máximo, já que no início do ano já voltarei aos treinamentos visando a temporada 2018", analisou Garcia, que no cômputo geral ficou à frente de Nayara Lunieri e Bruna Cangini respectivamente segundo e terceiro lugares.
 
Para o organizador da prova, Núbio de Almeida, a 27ª edição do Troféu Brasil de Triathlon superou as expectativas e já mira o torneio do próximo ano, assim como a realização do 27º Triathlon Internacional de Santos, competição que abrirá a temporada no dia 25 de fevereiro. "Todos nós sabemos que esse ano foi bastante difícil, mas realmente não temos o que reclamar. Tivemos sempre um número muito bom de competidores em todas as etapas e fechamos a temporada com essa maravilhosa competição aqui em Santos. Agora, que venha 2018 com o tradicional certame internacional", comemorou Almeida.
 
Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook