Atletas Shimano disputam provas de mountain bike e triathlon neste fim de semana

Brasileiro de Maratona MTB (XCM), Rio Triathlon e XTerra Rota Imperial estão na agenda de cinco integrantes do Shimano Sports Team / Foto: Rodrigo Eichler/GolongerPicsBrasileiro de Maratona MTB (XCM), Rio Triathlon e XTerra Rota Imperial estão na agenda de cinco integrantes do Shimano Sports Team / Foto: Rodrigo Eichler/GolongerPics

Rio de Janeiro - O Shimano Sports Team terá cinco de seus integrantes em ação neste fim de semana, em provas de diferentes modalidades envolvendo o ciclismo. Em Vitória da Conquista (BA), Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) e João Pedro Firmeza (AVA Project) disputam o Brasileiro de Maratona MTB (XCM).
 
No Rio de Janeiro (RJ), Reinaldo Colucci (Sesi/Scott) e Clara Carvalho (Sense Factory Racing) competem na quarta etapa do Rio Triathlon. Já em Pedra Azul (ES), Sabrina Gobbo (Trek/Pearl Izumi/Shimano) vai em busca de mais triunfos no circuito brasileiro de XTerra.
 
Enquanto Ricardo Pscheidt tem como objetivo um top 3 na elite do Brasileiro de Maratona MTB, o jovem João Pedro Firmeza tenta se destacar na sub-23. Ambos terão pela frente 80 km e uma altimetria acumulada de cerca de 2.000 metros. "Já rodei aqui no circuito de Vitória da Conquista e gostei do que vi. Está bem diversificado, com partes rápidas em estradas, mesclando com alguns trechos técnicos em trilhas e uma altimetria dura na segunda metade do circuito", conta Ricardo Pscheidt. 
 
"Esta grande ascensão no segundo trecho da prova pode dar um tempero especial à disputa. O clima está instável aqui na cidade. Nesta quinta (24) choveu muito, agora é acompanhar como estará no domingo (27). Fiz várias provas de XCM neste ano e creio que foi uma boa preparação para esse Brasileiro. Temos vários especialistas nesta modalidade inscritos, porém tenho como objetivo um top 3, o que seria um grande resultado para mim e minha equipe Trek/Shimano", completa Pscheidt.
 
O jovem João Pedro também chega confiante à Bahia, após ter garantido o top 3 em sua última competição disputada, a terceira etapa da Copa Internacional de MTB, em Congonhas (MG), no fim de semana passado. "Cheguei com boa antecedência aqui em Vitória da Conquista e também já pude fazer o reconhecimento do circuito. As expectativas são boas. Venho de um bom resultado na CIMTB e estou confiante para o Campeonato Brasileiro", afirma o ciclista de Petrópolis (RJ).
 
Rio Triathlon - A dupla de triatletas olímpicos do Shimano Sports Team já está na Cidade Maravilhosa, onde será disputada a quarta etapa do Rio Triathlon. Reinaldo Colucci e Clara Carvalho terão desafios distintos na competição. Enquanto o paulista Colucci competirá no endurance - 1,5  km de natação, 60 km de ciclismo e 15 km de corrida -, Clara estará em ação na distância sprint: 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 de corrida. 
 
Campeão da última etapa, Colucci entra na disputa pensando nas próximas provas de Ironman. "Para mim o Rio Triathlon será bem importante, minha última competição para fazer uma avaliação antes dos campeonatos mundiais, o de 70.3, em setembro, e o Mundial de Ironman em Kona, no Havaí, em outubro. Meu objetivo é fazer um teste real em ritmo de alta de intensidade para avaliar o que devo corrigir, se posso puxar mais os treinos, ou fazer ajustes no descanso para chegar bem afiado para os mundiais”, diz o triatleta de Descalvado.
 
Clara também encara o evento carioca como preparação para a sequência. "Será minha primeira competição depois de um período de treinamentos em que estive refazendo o trabalho de base, por isso servirá como um termômetro para as próximas disputas. Espero encaixar um ritmo legal, apesar de ser uma prova bem curta. O Rio Triathlon vem crescendo muito no Brasil, com grandes nomes entre os participantes e isso é importante para mim, que estou no início de carreira", explica a jovem triatleta, nascida em Divinópolis (MG) e radicada em Belo Horizonte.
 
XTerra Rota Imperial - Sabrina Gobbo está no Espírito Santo, onde disputará a etapa de Pedra Azul do circuito brasileiro de XTerra. Ela terá duas provas pela frente, o XTerra Duathlon neste sábado (26), com 3 km de corrida, 27,5 km de mountain bike e outros 6 km de corrida, e a MTB Cup Pro, no dia seguinte, com mais 54 km de pedal. "Estou disputando o título do ranking nacional, então era importante estar aqui. A previsão é de chuva no sábado, mas não sei se será durante a prova", observa Sabrina a respeito das possíveis dificuldades que encontrará. A atleta tem sua bike equipada com o grupo XTR Di2 da Shimano de transmissão de marchas eletrônica.
 
Shimano Fest 2017 - Os fãs do esporte poderão ver estes e outros atletas Shimano em ação durante o maior festival da bicicleta da América Latina, o Shimano Fest 2017. A oitava edição do evento será em setembro, entre os dias 14 e 17, no Jockey Club de São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival tem a sua realização na capital paulista, após ter passado por Santana de Parnaíba (2010), Mogi das Cruzes (2011 a 2013) e Sorocaba (2014). No total, mais de 75 mil pessoas participaram das edições anteriores. 
 
Em 2017, com 30% de crescimento na área de exposição e 200 marcas confirmadas, o evento mostrará as novidades do mercado para 2018 e terá arenas voltadas para kids, show, radical, competição, mobilidade e espaço mulher. São esperadas 25 mil pessoas nos quatro dias.
 
Shimano Sports Team - Assim como diversas marcas do segmento esportivo, a Shimano apoiou e patrocinou inúmeros atletas com foco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Terminada a Rio 2016, a marca japonesa continua apostando no fortalecimento do ciclismo no Brasil com a ampliação do número de atletas apoiados. São eles:
 
No MTB cross country, Wolfgang Olsen e Sherman Trezza (Caloi Elite Team); Mario Veríssimo, Karen Olímpio, Kennedi Lago e Luiz Renato (Team OGGI/ISAPA); Rubens Donizete, Guilherme Muller e Mario Couto (Sense Factory Racing); Daniel Grossi e Isabella Lacerda (Team Groove); Ricardo Pscheidt e Adriana Nascimento (Trek Factory Racing); Jefferson Batista, João Pedro Firmeza e Danielle Moraes (AVA Project). No downhill, Lucas Borba (Audax); No ciclismo de estrada: Flavia Oliveira (Specialized) e Gideoni Monteiro (Indaiatuba/HTPro Nutrition/Força Aérea Brasileira); No BMX: Priscilla Stevaux (Caixa/Shimano) e Renato Rezende (Team Nissan). E, no triatlo: Laura Mira (Team OGGI/ISAPA); Clara Guimarães Carvalho (Sense Factory Racing); Sabrina Gobbo (Trek Factory Racing) e Reinaldo Colucci (SESI/Scott).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook