Juraci Moreira comemora pódio no Sesc Triathlon Caiobá

Juracia Moreira na chegada em Caiobá comemorando com seu pai / Foto: Valterci Santos

Curitiba - A expectativa e a grande torcida eram para o inédito hexacampeonato, mas o calor atrapalhou os planos de Juraci Moreira no 26º Sesc Triathlon Caiobá, neste domingo (16), no litoral paranaense. De volta à prova que o motivou a começar no triathon, ele terminou em terceiro lugar, comemorando o pódio e da forma mais tradicional, com o seu pai fazendo muita festa e tocando uma buzina ao seu lado na linha chegada. 
“Essa prova é muito especial para mim. Foi onde tudo começou. Larguei com o pensamento na vitória, contando com uma torcida grande, sempre querendo meu sucesso. Gostaria de ter dado esse primeiro lugar para os torcedores e minha família, mas fiz o meu melhor para representar o Paraná da melhor maneira possível”, disse Juraci. “Agradeço imensamente o carinho de todos nesses dias aqui em Caiobá e, com certeza, voltarei ano que vem para buscar esse sexto título”, acrescentou.
 
Na disputa, vencida pelo catarinense Diogo Sclebin, atual campeão pan-americano da modalidade, Jura controlou bem o ritmo nos 1,5 km de natação e 40 km de ciclismo, para não se desgastar para os 10 km de corrida. “Sabia que a corrida seria o ponto principal, por causa do calor e dos adversários. E isso que aconteceu. O Diogo decidiu logo no início, saindo para correr num ritmo intenso, que não pude acompanhar”, contou.
 
A partir daí, o objetivo foi manter o segundo lugar, mas no km seis, sentindo o forte calor, Juraci foi ultrapassado por Iuri Vinuto, jovem revelação paulista. “Não consegui reagir. Foi uma corrida desgastante, sofrida para mim. Termino satisfeito em ter feito o meu melhor e chegando no limite do cansaço. E isso é o que me deixa satisfeito, saber que fiz o meu melhor nesse dia”, ressaltou o triatleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte e também sargento do Exército.
 
Um dos triatletas mais experientes do Pais, aos 35 anos, o atual hexacampeão brasileiro de triathlon, sabe que a idade começa a pesar. “Não é fácil aguentar o ritmo dessa molecada nova nessas provas mais curtas, por isso estou começando uma preparação para disputas mais longas, mas Caiobá terá sempre o meu carinho e quero sempre estar aqui e brigando para vencer”, revelou o competidor que fez a sua 18ª participação na competição paranaense e foi pentacampeão em 1999, 2000, 2004, 2006 e 2008.
 
Foi justamente nessa prova, há 21 anos, que Jura decidiu ingressar no triathlon, garantindo nessa trajetória grandes conquistas, incluindo três participações em Jogos Olímpicos (sendo o melhor latino-americano em Pequim/2008). “Competir em Caiobá é estar em casa. Estou muito feliz com a grande festa que a torcida fez para mim, incluindo a minha família e ter essa chegada novamente com o meu pai não tem preço. Por isso, Caiobá é a minha prova favorita”, completou.