Em prova conturbada, espanhol supera favoritos e leva 3ª etapa

Joaquim "Purito" bateu Froome nos metros finais da 3ª etapa do Tour de France 2015 / Foto: Getty ImagesJoaquim "Purito" bateu Froome nos metros finais da 3ª etapa do Tour de France 2015 / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - A edição 2015 do tour mais importante do ciclismo no mundo começou a todo vapor. Na 3ª etapa, disputada nesta segunda-feira entre a Antuérpia e Huy, na Bélgica, o Tour de France viu uma verdadeira batalha pelo primeiro lugar. 

Faltando apenas dois quilômetros para o fim de uma prova que já havia sido conturbada - um acidente coletivo deixou pelo menos 12 ciclistas no chão e três deles tiveram que abandonar a prova -, cerca de 40 atletas ainda brigavam para ficar entre os primeiros colocados. Inclusive Alberto Contador e Chris Froome, dois dos principais favoritos ao título da prova neste ano. 

Mas quem levou a melhor, dando um verdadeiro ataque nos 400m finais, foi Joaquim "Purito" Rodríguez. O espanhol, da Team Katusha, conseguiu despontar na subida final e vencer o trecho de 159,5 km com o tempo de 3h26m54s. 

O longo tempo pode ser justificado pelo acidente ocorrido a cerca de 50 quilômetros do fim da prova. A direção da prova precisou neutralizar os competidores, colocando um carro à frente do pelotão, para que o ritmo pudesse ser ditado novamente por 15 minutos, até que todos retomassem a velocidade normal. 

A briga final pelo primeiro lugar da etapa, entre Purito e Froome, foi emocionante. O britânico campeão do Tour de 2013 cruzou a linha de chegada poucos milésimos depois do espanhol, tomando para si a caminha amarela (que identifica o líder geral da prova). 

Mesmo sendo o atual líder, Froome ainda não venceu nenhuma etapa. O alemão André Greipel se sagrou campeão da segunda etapa, domingo, e lidera o Tour por pontos. O australiano Rohan Dennis abriu a prova com uma vitória na primeira etapa. 

A 4ª etapa do Tour ocorrerá nesta terça-feira. Depois de passar por Holanda e Bélgica, a competição finalmente chega em solo francês. O longo trecho, de 223,5 km, divide Seraing e Cambrai. 

Confira a classificação final da terceira etapa, vencida pelo espanhol Purito:

1. Joaquim 'Purito' Rodriguez (ESP/TEAM KATUSHA) 03h26m54s
2. Chris Froome (GBR/SKY) Mesmo tempo (mesmo tempo)
3. Alexis Vuillermoz (FRA/AG2R LA MONDIALE) +04seg
4. Daniel Martin (IRL/TEAM CANNONDALE-GARMIN) +05seg
5. Tony Gallopin (FRA/LOTTO-SOUDAL) +08seg
6. Tejay Van Garderen (EUA/BMC RACING TEAM) +11seg
7. Vincezo Nibali (ITA/ASTANA PRO TEAM) +11seg
8. Simon Yates (GBR/ORICA GREENEDGE) +11seg
9. Nairo Quintana (COL/MOVISTAR TEAM) +11seg
10. Bauke Mollema (HOL/TREK FACTORY RACING) +11seg
 
Veja também a classificação geral do Tour de France 2015:
 
1. Chris Froome (GBR/SKY) 07h11m37s
2. Tony Martin (ALE/Etixx Quick-Step) +1seg
3. Tejay Van Garderen (EUA/BMC RACING TEAM) +13seg
4. Tony Gallopin (FRA/LOTTO-SOUDAL) +26seg
5. Greg van Avermaet (ALE/BMC) +28seg
6. Peter Sagan (RUS/TINKOFF-SAXO) +31seg
7. Rigoberto Urán (COL/Etixx Quick Step) +34seg
8. Alberto Contador (ESP/TINKOFF-SAXO) +36seg
9. Geraint Thomas (GBR/SKY) +1m03s
10. Zdenek Stybar (CZE/ETIXX-QUICK STEP) +0104seg
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes

Curta - EA no Facebook