Nibali faz história no ciclismo ao vencer o 101º Tour de France

Champagne ao campeão: Vincenzo Nibali / Foto: ASO / Presse SportsChampagne ao campeão: Vincenzo Nibali / Foto: ASO / Presse Sports

Rio de Janeiro - Vincenzo Nibali é o grande vencedor da 101ª edição do Tour de France, a mais importante prova do ciclismo mundial. O italiano liderou a classificação geral em 18 das 21 etapas e foi coroado neste domingo como o campeão do Tour.  

Com a magnífica vitória na França, Nibali se consagra como o terceiro homem no mundo a conquistar as três principais voltas ciclísticas do mundo: além do Tour de France, ele já havia vencido a Volta da Espanha e o Giro D'Itália. 

A edição 2014 do Tour, por sua vez, também ficará marcada como o grande retorno dos ciclistas franceses ao pódio com Jean-Christophe Péraud e Thibaut Pinot em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A última etapa neste domingo, com a chegada histórica na avenida Champs-Elysées, em Paris, foi vencida pelo alemão Marcel Kittel (da equipe Giant-Shimano), repetindo a história do ano passado. Essa foi a quarta etapa vencida pelo alemão na edição 2014 da prova. 

Mesmo com tantas vitórias, Kittel pecou em outras corridas no Tour deste ano e terminou entre os últimos na classificação geral, em 161º lugar. Foi louvável, entretanto, a vitória neste domingo, após uma chegada espetacular praticamente empatado com Alexander Kristoff. 

Nibali chegou apenas em 81º, 24s atrás de Kittel. Mas também pudera: o italiano mantinha 07m52s de vantagem para Jean-Christophe Péraud na classificação geral. A maior diferença em 17 anos de Tour - a última grande vantagem foi quando Jan Ullrich, da Alemanhã, levou a edição de 1997 com 9m09s à frente de outro francês, Richard Virenque.

"Nesses últimos dias, quando eu era perguntado sobre quais seriam meus melhores momentos no Tour, eu logo antecipei que nenhum sentimento de felicidade poderia se equiparar ao que sentimos no pódio na Champs-Elysées. É ainda mais bonito que o que eu poderia imaginar", garante o campeão. 

"Eu quero dedicar essa vitória a minha equipe e família. Se eu não tivesse minha mulher Rachele e minha menininha Emma ao meu lado, se eu não tivesse crescido como um jovem ciclista com pais como os meus, eu não tenho certeza se teria chegado até aqui", dedica Nibali. 

O italiano não conteve a emoção e estendeu os agradecimentos ao Tour de France. "Eu senti uma emoção tão forte poucas vezes na minha vida. Então eu preciso agradecer ao Tour, a todos os franceses e a todo mundo", conclui o camisa amarela. 

Confira a classificação final dos 10 mais bem colocados do 101º Tour de France:

1. Vincenzo Nibali (Itália) - 89h 59' 06''
2. Jean-Christophe Péraud (França) + 07' 37"
3. Thibaut Pinot (França) + 08' 15"
4. Alejandro Valverde Belmonte (Espanha) + 09' 40''
5. Tejay van Garderen (Estados Unidos) + 11' 24"
6. Romain Bardet (França) + 11' 26"
7. Leopold Konig (República Tcheca) + 14' 32"
8. Haimar Zubeldia Agirre (Espanha) + 17' 57"
9. Laurens Ten Dam (Holanda) + 18' 11"
10. Bauke Mollema (Holanda) + 21' 15"
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook