A três etapas do fim, Nibali vence e abre 7 minutos de vantagem

Pinta de campeão / Foto: ASO / Presse SportsPinta de campeão / Foto: ASO / Presse Sports

Rio de Janeiro - O italiano Vincenzo Nibali está cada vez mais perto de fazer história para seu país no Tour de France 2014. Nesta quinta-feira, o ciclista se sagrou campeão da mítica etapa 18 e, a três provas do fim, abriu 7m10s de vantagem para o segundo colocado, o francês Thibaut Pinot.

Nibali provou novamente ser o ciclista mais completo da competição. Sua primeira colocação na classificação geral é mais do que merecida: o italiano foi quem mais venceu etapas no Tour 2014 até aqui.

Ao todo, foram quatro: três montanhosas (10ª, 13ª e 18ª) e uma com menos saliências, durante a segunda etapa ainda na Inglaterra. 

Na etapa desta quinta-feira, Nibali chegou sozinho no primeiro pelotão. E teve que esperar 1m10s até que Pinot avancasse a linha de chegada. A estratégia de sua equipe, a Astana Pro Team, mostrou-se mais uma vez eficiente ao fundir todos os esforços em prol do desempenho do italiano na competição. 

Quem se deu bem na etapa 18 foi o polonês Rafal Majka, matematicamente já considerado o "Rei das Montanhas". O ciclista ganhou duas das últimas cinco etapas de montanha e teve um desempenho estável nas outras três. Por isso deve levar o título paralelo à disputa oficial do Tour. 

Nesta sexta-feira, 25 de julho, os ciclistas deixarão de lado as estepes montanhosas e partirão para 208 km de um trajeto plano, entre Maubourguet Pays du Val d'Adour e Bergerac. Então, no final de semana, duas provas decisivas, um ligeiríssimo contrarrelógio em Périgueux e mais um circuito plano para, aí sim, em Paris, ser declarado o campeão do Tour 2014. 

Caso Nibali confirme a vitória no domingo, a Itália voltará aos holofotes do ciclismo mundial no Tour de France, após 16 anos de jejum. O último campeão italiano foi Marco Pantani, em 1998, antes do início dos sete títulos subsequentes de Lance Armostrong, que viriam a ser contestados futuramente com o escândalo de doping envolvendo o atleta americano. 

Confira abaixo a classificação do Tour de France a três etapas do fim:

1. Vincenzo Nibali (Itália) - 80h 45' 45''
2. Thibaut Pinot (França) + 07' 10"
3. Jean-Christophe Péraud (França) + 07' 23"
4. Alejandro Valverde Belmonte (Espanha) + 07' 25''
5. Romain Bardet (França) + 09' 27"
6. Tejay van Garderen (Estados Unidos) + 11' 34"
7. Bauke Mollema (Holanda) + 13' 56"
8. Laurens Ten Dam (Holanda) + 14' 15"
9. Leopold Konig (República Tcheca) + 14' 37"
10. Haimar Zubeldia Agirre (Espanha) + 16' 25"
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook