Saltos Ornamentais se preparando para a estreia

Luana Lira / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Os saltadores brasileiros já estão em solo chileno para as disputas dos Jogos Desportivos Sul-Americanos que, no caso deles, começam no próximo sábado, 15/03 com Cesar Castro e Ian Matos no trampolim de 3 metros e Giovana Pedroso e Ingrid Oliveira na plataforma feminina.

Morando e treinando nos Estados Unidos desde outubro de 2013, César disse estar esperando um bom resultado.
 
"Tenho feito bons treinos. Já participei de três competições este ano, aliás, comecei no final do ano passado a competir e isso fazia parte dos objetivos, ou seja, antecipar um pouco o planejamento. Acho que aqui vou conseguir um resultado melhor do que obtive nos eventos anteriores. Estou treinando na cidade de Athens, na Geórgia, que fica há uma hora de Atlanta. Saí do Brasil buscando uma estrutura boa em que eu pudesse me planejar sem muita interferência externa", afirmou.
 
"Estou ainda numa fase de adaptação, mas está sendo ótimo. Estou aproveitando muito e acho que vai ser bom até 2016. O Brasil tem vaga nas provas sincronizadas, mas nas individuais vamos ter que correr atrás. Os critérios de classificação para os Jogos ainda não foram estipulados, mas é bom não queimar fases. Ainda tem um caminho relativamente longo até lá com Mundial dos Esportes Aquáticos e Jogos Pan-Americanos na frente. Muita água ainda vai rolar", disse.
 
Hugo Parisi salta na plataforma, no domingo (16/03). Para ele os Jogos Odesur são uma disputa acirrada, pois todos os atletas estão entre 20 melhores do ranking mundial. No ranking da FINA nos últimos 12 meses estão os colombianos Juan Rios (11º) e Victor Ortega (17º) e o venezuelano Roberto Paez (19º).
 
"É uma competição forte porque todos estão entre os 20 do mundo, especialmente os colombianos são muito fortes. Já venci deles e eles de mim. A gente se reveza e não dá pra prever muito o resultado", explicou.
 
Saltos Ornamentais
 
-Dia 15 – Trampolim 3 metros Masc. – César Castro e Ian Matos
- Plataforma Fem. – Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira
- Dia 16 – Trampolim 3 metros Fem. – Juliana Veloso e Milena Canto Sae
- Plataforma Masc. – Rui Marinho e Hugo Parisi