Nova geração conquista Bronze para o Brasil

Saltos Ornamentais / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - As meninas brasileiras, Ingrid Oliveira e Giovana Pedroso, conquistaram a medalha de bronze, na plataforma sincronizada , na etapa canadense do Grand Prix da FINA de Saltos Ornamentais. A dupla somou 275,64 pontos e garantiu a primeira medalha brasileira nesta edição que acontece em Gatneau, em Quebéc, no Canadá. Com o ouro ficaram as chinesas, Siyu Ji e Qian Ren, com 332.52, e a prata com as donas da casa, Roseline Filion e Meadhan Benfeito, com a soma de 323,67 pontos.

Giovana Pedroso e Ingrid Oliveira são integrantes da nova geração brasileira de saltos ornamentais e fizeram parte do projeto de intercambio com os treinadores chineses, realizado em 2013 pela CBDA. Com apenas 18 anos, Ingrid garantiu a vaga e o bronze na seletiva mundial para os Jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado em agosto, na China. Ingrid ainda busca índice para integrar também a seleção brasileira no Mundial Junior, em setembro na Rússia e busca vaga para a Copa do Mundo FINA, em julho, também na China.
 
Já Giovana Pedroso, com somente 15 anos de idade, já havia sido finalista da plataforma no Mundial Junior de 2012, na Austrália, e este ano busca voltar a representar o país na competição Mundial Junior da FINA, em setembro. Giovana junto como a Ingrid buscam vaga para a Copa do Mundo na plataforma  sincronizada.
 
"Essa foi a primeira competição internacional desta dupla e elas conquistaram um excelente resultado. Ficaram somente a 10 pontos do índice para Copa do Mundo. Vamos continuar na torcida para que elas consigam, na etapa de Porto Rico, na semana que vem o tão aguardado índice. As duas têm um talento enorme e grande entrosamento, portanto podemos esperar muitas conquistas pela frente", analisou Eduardo Falcão, assessor  de Saltos Ornamentais.
 
Ainda neste sábado, Ian Matos e Luiz Outerelo também disputaram uma final e conquistaram a oitava colocação para o Brasil, no trampolim de 3 metros sincronizado, ao somarem 431,52 pontos. Os vencedores da prova foram os mexicanos, Julian Sanchez e Carlos Moreno, com 378,63. Seguidos por Zhily Sun e Shixin Li, da China, com 377,70 e Haram Woo e Yeongnam Kim, da Corea do Sul, 365.
 
Neste domingo, 04/05, último dia de provas no Canadá, o Brasil irá participar de mais três finais e contará com a experiência de Hugo Parisi e Rui Marinho, na plataforma sincronizada; Juliana Veloso e Tammy Galera, no trampolim de 3 metros sincronizado e juventude de Giovanna Pedroso, na plataforma.
 
A próxima parada da seleção brasileira de Saltos Ornamentais será em San Juan, capital de Porto Rico, mais uma etapa do circuito de Grand Prix da FINA, de 8 a 11 de maio, classificatória para a Copa do Mundo FINA da modalidade.
 
Os técnicos são Andreia Boehme, Ricardo Moreira, Roberto Gonçalves e Alexander Ferrer.
 
A programação (hora de Brasília)
Dia 4 de maio – domingo – a partir das 13h
Plataforma sincronizada M (Hugo Parisi & Rui Marinho) – final direta / Trampolim de 3m sincronizado F (Juliana Veloso & Tammy Galera Takagi) – final direta / Trampolim de 3m M – final (sem brasileiro) / Plataforma F (Giovana Pedroso Almeida) – final