Juliana e a dupla Outerelo e Ian conquistam as primeiras vitórias

Ian Mattos / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - As primeiras medalhas do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2014 saíram na tarde desta 5ª feira (29/5), com os saltos do trampolim de 1 metro feminino e do trampolim de 3 metros sincronizado masculino. Os vencedores foram Juliana Veloso, do Fluminense e a dupla formada por Ian Matos e Luiz Felipe Outerelo, ambos do Fluminense, esta com direito a índice para o Sul-Americano de Mar del Plata, em outubro, e o Festival Pan-Americano de setembro.
 
Juliana Veloso totalizou 259,45 pontos em seus cinco saltos, e conquistou o ouro do trampolim de 1 metro (prova não olímpica) numa disputa caseira com a companheira de clube, Tammy Galera Takagi, prata com 248,60. O bronze foi para Milena Canto Sae, do Clube Semanal de Cultura Artística, de Campinas/SP, com 247,55.
 
"O trampolim de 1 metro é uma prova meio chata pois todos saltam os mesmos saltos e ninguém erra. Já o trampolim de 3 metros (eliminatórias nesta 6ª feira) é totalmente diferente. Cada atleta tem sua série de saltos e acontecem erros, pois é uma prova mais difícil e técnica. Não sei se irei bem amanhã pois no Grand Prix acabei por não fazer a série para qual vinha treinando por achar o trampolim ruim, e diminuí meu grau de dificuldade. Vamos ver", disse Juliana Veloso, primeira medalhista brasileira nos saltos ornamentais em Jogos Pan-Americanos. Ju recebeu a medalha de ouro com o filho mais velho, Pedro, de 5 anos, em seu colo. O caçula Thiago, de 1 ano, ficou na creche.
 
Três duplas disputaram o trampolim sincronizado. A dupla do Tricolor carioca foi formada por Luiz Felipe Outerelo e o paraense, radicado no Rio de Janeiro, Ian Matos. Eles fizeram 369,78 pontos. O índice para as competições internacionais era de 365. A prata ficou com os atletas do Pinheiros, de São Paulo, Pietro Toscani e Ubirajara (Bira) Barbosa, 327,09 pontos. Por fim, o bronze foi para os paraenses da Adesef/PA, José Wilker Nascimento e Kaik Sousa, com 249,36 pontos.
 
De manhã aconteceram as eliminatórias da plataforma feminina e do trampolim de 3 metros masculino, cujas finais serão realizadas no sábado, 31/5, último dia do Troféu. Os melhores desempenhos ficaram com Ingrid Oliveira e Luiz Felipe Outerelo, respectivamente, ambos do Fluminense. O Troféu Brasil é seletiva para o Sul-Americano de Mar del Plata e para o novato Festival Pan-Americano, no México.
 
A competição prossegue até sábado (31/5) no parque aquático Maria Lenk, palco da modalidade nos Jogos Rio 2016.
 
Programação
Dia 30/5 – 6ª feira
Manhã – a partir das 9h
Trampolim 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória)
Tarde – a partir das 14h30
Trampolim de 3m Fem sincronizado (final direta) / Trampolim de 1m Masc (final direta) / Prova de Equipes (final direta)
Dia 31/5 – sábado
Manhã – a partir das 9h
Plataforma Fem (final) / Trampolim de 3m Masc (final) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)
Tarde – a partir das 14h30
Plataforma Masc (final) / Trampolim de 3m Fem (final) / Plataforma Masc sincronizada (final direta)
Índices exigidos para o Festival Pan-Americano e para o Sul-Americano
Feminino = Trampolim 3m, Plataforma, 3m sincro e Plataforma sincro = 270 pontos
Masculino = Trampolim e Plataforma = 380 pontos / 3m sincro e Plataforma sincro = 365 pontos.