Cesar Castro ganha o 20º ouro para os esportes aquáticos

César Castro - trampolim 3 metros / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Rio de Janeiro - César Castro abriu com ouro os saltos ornamentais nos Jogos Desportivos Sul-Americanos. Na prova de trampolim de 3 metros ele somou 448.85 pontos e venceu a disputa com os colombianos Sebástian Castañeda (446.60) e Sebastian Mendoza (435.30). Ian Matos, o outro brasileiro na prova terminou em sexto lugar (412,60). O Brasil aquático já possui 39 pódios (20 de ouro, 06 de prata e 13 de bronze).

Cesar e Castañeda fizeram uma disputa acirrada desde o início das seis rodadas de saltos. O colombiano começou na frente, com o brasileiro em segundo para em seguida Cesar liderar as duas rodadas seguintes. O ouro esteve ameaçado para o brasileiro após a quarta série de saltos, quando César errou um duplo e meio mortal para trás e teve sua pontuação mais baixa até então (58.50), passando para o terceiro lugar atrás dos dois colombianos. No entanto, ele conseguiu se recuperar, principalmente no último salto, um duplo e meio mortal para frente com um parafuso.
 
"O Sebastian Castañera é um adversário forte há anos. Em Guadalajara (Jogos Pan-Americanos de 2011), eu fui bronze e ele quarto lugar. Foi uma prova bonita e condizente com a realidade dos meus treinos. A gente tem que fazer a nossa parte e quanto menos pensar no adversário, melhor. Aqui a estratégia foi usar uma série básica, mas bem feita", explicou, Cesar Castro.
 
O saltador brasileiro está treinando há cinco meses na cidade de Athens, na Unviersidade da Geórgia, nos Estados Unidos, soba a orientação do técnico Dan Laak. Seu técnico no Brasil, Roberto Gonçalves o acompanha periodicamente no exterior.
 
"Hoje tenho dois técnicos, mas a estrutura que consegui está ótima. Eu precisava disso, ou seja, de uma tranquilidade e uma constância na rotina de treinos. Quero deixar os saltos após os Jogos Olímpicos Rio 2016 com um bom resultado para o Brasil", disse.
 
O domingo (16/03) é o último dia de saltos ornamentais e o primeiro das maratonas aquáticas, que acontecem na cidade de Val Paraíso. Nos saltos, a partir das 11 horas, no Centro Aquático Nacional, Juliana Veloso e Milena Sae  estarão no trampolim de 3 metros e a plataforma masculina terá Rui Marinho e Hugo Parisi.
 
Nas maratonas, às 10h na lagoa Curauma largam Allan do Carmo e Diogo Vilarinho para os 10km masculinos e às 10h05 Ana Marcela Cunha e Betina Lorscheistter para a versão feminina da mesma prova. As provas tem nomes de bons maratonistas como a argentina Cecilia Biagioli e a chilena Kristel Kobrich e o equatoriano Esteban Enderica.
 
Saltos Ornamentais
- Dia 16 – Trampolim 3 metros Fem. – Juliana Veloso e Milena Canto Sae
- Plataforma Masc. – Rui Marinho e Hugo Parisi
 
Maratonas Aquáticas
- Dia 16 – 10km ( Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheistter, Allan do Carmo e Diogo Villarinho)