Ian Matos é o destaque do primeiro dia do Troféu Brasil

Ian Matos & Tammy Galera - ouro no trampolim de 3 metros misto / Foto: CBDA/DivulgaçãoIan Matos & Tammy Galera - ouro no trampolim de 3 metros misto / Foto: CBDA/Divulgação

Rio de Janeiro - O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2017 começou nesta 5ª feira, 18/5, no parque aquático Maria Lenk, com eliminatórias de duas provas olímpicas - plataforma feminina e trampolim de 3 metros masculino - e a definição de outras três.
 
Destaque para a dupla do Fluminense, Ingrid Oliveira e Ian Matos, atletas olímpicos, que foram os melhores de suas eliminatórias em provas olímpicas. Ian ainda caiu na água para vencer mais duas provas: o trampolim de 1 metro e o trampolim de 3 metros misto, ao lado de Tammy Galera. 
 
Ingrid Oliveira obteve o melhor desempenho nas eliminatórias da plataforma (10 metros) com 321,60. Logo a seguir veio a também olímpica Giovanna Pedroso, do Botafogo, com 258 pontos. Já o paraense Ian Matos fo o melhor nas eliminatórias do trampolim de 3 metros, com 429,20 pontos. 
 
Ian Matos fez dupla com Tammy Galera - outra saltadora que competiu nos Jogos Rio 2016 - para vencer o trampolim de 3 metros misto, em disputa acirrada. A dupla do Fluminense marcou 241,53 pontos, seguida de muito perto pelos saltadores do Grêmio Cief, da Paraíba, Bruna e Tales Lourenço, que marcaram 236,28. O bronze foi para Anna Lucia, do Centro Olímpico Gama, em parceria com Luis Felipe Moura, do Mackenzie - ambas agremiações do Distrito Federal - com 234,78. 
 
Ian Matos também venceu a prova do trampolim de 1 metro, com 321,45 pontos. O pódio foi completado por Jackson Rondinelli, do Pinheiros, e Pedro Abreu, também do Fluminense, com 303,80 e 302,75 pontos, respectivamente. 
 
Nesta 6ª feira, 19/5, a competição prossegue no mesmo local, simultaneamente com o campeonato interfederativo de nado sincronizado, voltado para jovens de 11 a 14 anos. 
 
O Troféu Brasil de Saltos, de quinta, 18/5, a sábado, 20/5, conta com a participação de 11 agremiações e cerca de 50 saltadores, das cinco regiões do país: Complexo Aquático Anado/SC; Pinheiros/SP; Fluminense/RJ; Abrasso/DF; Adesef/PA; Gama/DF; Clube Semanal de Cultura Artística/SP; Mackenzie/DF; Grêmio Cief/PB; Botafogo/RJ; e Instituto Pró Brasil-UnB/DF.
 
No nado sincronizado, a competição terá 72 atletas de 11 a 14 anos, um recorde neste campeonato. Serão nove seleções estaduais – Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Distrito Federal - de todas as regiões do Brasil, competindo de sexta, 19/5, a domingo, 21/5, na piscina onde foram realizadas as disputas de nado sincronizado nos Jogos Pan-Americanos Rio 2017 e Jogos Olímpicos Rio 2016. Na semana seguinte acontecerá uma série de clínicas no local, voltadas para atletas, técnicos e árbitros da modalidade, dentro do projeto “Novos Talentos”.
 
Programação Troféu Brasil de Saltos e Interfederativo de Nado Sincro
 
6ª feira, 19/5
 
8h: Interfederativo de Nado Sincronizado - prova de solo 
10h: Troféu Brasil de Saltos - Trampolim 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória) / Plataforma mista (final direta)
14h: Trampolim 1m Fem (final direta) / Trampolim 3m Feminino sincronizado (final direta) / Plataforma Masculina Sincronizada (final direta)
 
Sábado, 20/5
 
8h: Prova de Figuras do Interfederativo de Nado Sincro (sem som) na piscina olímpica
9h: Plataforma Fem (final) / Trampolim 3m Masc (final) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)
13h: Trampolim 3m Fem (final) / Trampolim 3m Masc sincronizado (final direta) / Plataforma Masculina (Final)
 
Domingo, 21/5
 
9h10: Interfederativo de Nado Sincronizado - prova de duetos
10h30: Interfederativo de Nado Sincronizado - prova de equipes 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook