Meninas já estão no Mundial de Kazan; masculino disputa vaga

Treino da seleção na piscina do Botafogo / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - As seleções masculina e feminina do Brasil já se encontram no Canadá para a disputa da Copa Uana de polo aquático, válida como Pré-Mundial para as Américas e como evento-teste para os Jogos Pan-Americanos. O evento classificará duas equipes para o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, em julho. Mas no feminino, com a desistência de Porto Rico, brasileiras e canadenses já estão classificadas para a competição na Rússia, mas farão uma disputa de três jogos pela Copa Uana.
 
Além de Brasil e Canadá, o Pré-Mundial terá a participação da Argentina na disputa masculina. O campeonato começa nesta 4ª feira, 28/1, e a fase inicial vai até a 6ª feira, 30/1. A equipe primeira colocada  nesta etapa já estará na final da Copa Uana, marcada para o domingo (1º de fevereiro) e consequentemente terá garantido vaga no Mundial. As outras duas seleções disputam a semifinal da competição e a última vaga para Kazan, no sábado, 31/1. A decisão masculina está marcada para as 10h (hora local), 13h, de Brasília. Vide tabela no final (a ser confirmada em congresso técnico nesta terça à noite).
 
Ao contrário dos homens que viajaram direto do Brasil, a seleção feminina fez uma escala nos Estados Unidos antes da viagem para o Canadá. Participaram de jogos, treinos e atividades com vitórias e derrotas contra equipes como a da Universidade do Pacífico, Cal East Bay University, Santa Clara University, San Jose State University, Stanford, US Davis, seleção da China, etc. A artilheira Izabella Chiappini, que estuda nos EUA, se juntou ao grupo no Canadá.
 
A Copa Uana será no mesmo parque aquático a ser utilizado nos Jogos Pan-Americanos, o “Atos Markham Pan Am / Parapan Am Center”, na cidade de Markham, vizinha a Toronto.
 
O polo aquático brasileiro viaja e compete com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.
 
Seleção Feminina
 
Tess Oliveira (goleira) / Diana Abla / Marina Zablith / Marina Canetti / Lucianne Barroncas Maia / Izabella Chiappini / Amanda Oliveira / Luiza Carvalho / Melani Dias / Flavia Vigna / Mirella Coutinho / Marianna Rogê / Manuela Canetti (goleira). Técnico: Pat Oaten
 
Seleção Masculina
 
Vinícius Antonelli (goleiro) / Jonas Crivella / Paulo Salemi / Bernardo Gomes / Guilherme Gomes / Gustavo “Grummy” Guimarães / Ádria Delgado / Felipe Silva / Bernardo Reis Rocha / Felipe Perrone / Gustavo Coutinho / Danilo Correa / Thyê Matos (goleiro). Técnico: Ratko Rudic
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook