Brasil pega os EUA nesta quarta, após derrota pra Sérvia na estreia

Felipe Perrone e Slobodan Soro / Foto: Divulgação CBDA

China - Na estreia do Brasil na Super Final da Liga Mundial, nesta 3ª feira (21/6), derrota por 14 a 10 (4-3, 4-3, 4-2, 2-2) para um adversário de peso, a Sérvia, atual campeã mundial, europeia e das três últimas edições da Liga Mundial.
 
Nesta 4ª feira (22/6), os brasileiros enfrentam os Estados Unidos, às 6h40, de Brasília. A competição vai até o próximo domingo (26/6), em Huizhou, na China. 
 
Os sérvios, medalhistas de bronze nos Jogos de Pequim e Londres, são os maiores favoritos ao ouro olímpico nos Jogos do Rio. O país todo cobra esta primeira vitória em Olimpíadas, ainda mais depois que a arqui-rival, Croácia, conquistou o título em Londres/2012. É comum ver torcedores sérvios assistindo outras modalidades nas arquibancadas, como vôlei ou basquete, vestidos com a touca de polo aquático. 
 
Os gols brasileiros foram de Felipe Perrone (2), Josip Vrlic (2), Ádria Delgado (2), Bernardo Reis (2), Felipe Silva e Jonas Crivella. 
 
O primeiro gol do jogo aconteceu com 34 segundos em jogada de homem a mais da Sérvia, que ficou à frente o tempo todo. Mas os sérvios não conseguiram abrir grande margem no placar, porque os dois times apresentaram boa defesa. Busko Pijetlovic, Milan Aleksic e Fillip Filipovic foram os artilheiros do jogo com três gols cada. A Sérvia teve aproveitamento de 7 em 17 nos homens a mais, enquanto o Brasil acertou 4 em 13.
 
- Estou satisfeito com o jogo, mas tivemos muitos erros que poderemos corrigir facilmente. A equipe da Sérvia é uma dos melhores do mundo e no o jogo contra eles, estivemos sempre muito perto. Nossos jogadores não estão ainda em sua melhor forma. Este é o primeiro jogo que nós jogamos após um longo período, e precisamos de mais experiência e preparação física. Sairemos da Super Final melhores e mais forte. Nosso objetivo para os Jogos Olímpicos Rio é chegar mais perto das melhores equipes do mundo - afirmou Ratko Rudic, treinador da equipe brasileira.
 
A seleção brasileira está no grupo B da Super Final, ao lado de Sérvia, EUA e China. No outro jogo do grupo, os Estados Unidos venceram a China por 12 a 6. A chave A é formada por Austrália, Grécia, Itália e Japão e teve os seguintes resultados: Grécia 15 x 7 Japão e Austrália 7 x 14 Itália. A Liga Mundial 2016 começou com 18 países em suas fases eliminatórias, até reunir estas oito seleções.
 
A seleção brasileira enfrentou a Sérvia com 1 - Slobodan Soro; 2 - Jonas Crivella; 3 - Rudá Franco; 4 -Ives Gonzalez; 5 - Paulo Salemi; 6 - Bernardo Gomes; 7 - Ádria Delgado; 8 - Felipe Silva; 9 - Bernardo Reis Rocha; 10 - Felipe Perrone (capitão); 11 - Gustavo "Grummy" Guimarães; 12 - Josip Vrlic; 13 - Vinícius Antonelli. Técnico: Ratko Rudic; auxiliares-técnico: Ângelo Coelho e Eduardo "Duda" Abla. Neste jogo ficaram de fora Guilherme Gomes e Danilo Correa. O treinador Rudic disse que pretende mudar a lista de 13 nomes por jogo, a cada partida. 
 
A delegação brasileira viajou composta por 15 jogadores. Nos Jogos Olímpicos só poderão ser inscritos 13 nomes. Do time que conquistou bronze na Liga Mundial de 2015, o único ausente é o goleiro Thyê Matos, decisivo na ocasião, durante a disputa de pênaltis contra os Estados Unidos, no jogo pelo bronze. Em seu lugar entrou o goleiro Slobodan Soro, medalhista de bronze nas duas últimas Olimpíadas (2008 e 2012), e campeão mundial em 2009, atuando pela Sérvia.
 
Jogos do Brasil na fase inicial da Super Final da Liga Mundial Masculina 2016  (hora de Brasília)
 
Dia 22/6 - Brasil x EUA - 6h40
Dia 23/6 - Brasil x China - 8 horas
 
Histórico da Super Final da Liga Mundial Masculina de Polo Aquático
 
2002 - Ouro: Rússia / Prata: Espanha / Bronze: Hungria
2003 - Ouro: Hungria / Prata: Itália / Bronze: EUA
2004 - Ouro: Hungria / Prata: Sérvia & Montenegro / Bronze: Grécia
2005 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Alemanha
2006 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Espanha / Bronze: Grécia
2007 - Ouro: Sérvia  / Prata: Hungria / Bronze: Austrália
2008 - Ouro: Sérvia / Prata: EUA / Bronze: Austrália
2009 - Ouro: Montenegro / Prata: Croácia / Bronze: Sérvia
2010 - Ouro: Sérvia / Prata: Montenegro / Bronze: Croácia
2011 - Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2012 - Ouro: Croácia / Prata: Espanha / Bronze: Itália / 8 º - Brasil
2013 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro / 8 º- Brasil
2014 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro / 7 º - Brasil 
2015 - Ouro: Sérvia / Prata: Croácia / Bronze: BRASIL
 

Veja Também: