Brasil é segundo e Perrone é artilheiro e melhor jogador

Bernardo Campos / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - A seleção brasileira masculina de polo aquático terminou em segundo lugar num Torneio disputado na Croácia, com mais cinco equipes, quatro croatas e uma da Rússia. Felipe Perrone, de volta à seleção brasileira, foi o artilheiro e considerado o MVP (melhor jogador) da competição, disputada neste fim de semana, na Ilha de Korcula, localizada no leste do Mar Adriático, na costa dálmata (região da Dalmácia) da Croácia. A Dalmácia abrange as regiões da Croácia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro, países tradicionais no polo aquático.
 
As seis equipes foram divididas em duas chaves. O Brasil venceu o seu grupo com vitórias sobre o Medvescak por 18 a 3 e sobre o Mornar Split por 12 a 8. No outro grupo, o Jug Dubrovnik foi o vencedor ao superar o Spartak Volvogrado, da Rússia, e o Ovk Posk. Na final, os brasileiros foram derrotados pelo Jug por 10 a 5. O  melhor goleiro foi Marco Basic, do time campeão.
 
Os três adversários do time brasileiro competem na Liga Adriática, uma das mais fortes do mundo e que o Brasil tem interesse de participar num futuro próximo, como convidado. O Jug é um dos mais vitoriosos clubes de polo aquático da região, já tendo conquistado títulos importantes como a Champions League (Copa dos campeões da Euroliga), a SuperTaça Europeia, a Taça das Taças, etc. O Mornar já venceu quatro vezes o campeonato nacional da antiga Iugoslávia.
 
Na vitória sobre o Medveskak, os 18 gols brasileiros foram de Felipe Perrone (5), Guilherme Gomes (3), Gustavo “Grummy” Guimarães (3), Adrian Delgado (2), Bernardo Gomes, Paulo Salemi, Danilo Correa, Gustavo Coutinho e Felipe Silva. Perrone, Grummy, Bernardo e Adrian foram os autores dos gols no triunfo sobre o Mornar. Já na decisão contra o Jug, Felipe Perrone fez dois gols, e Grummy, Adrian e Danilo completaram o marcador do Brasil.
 
A classificação do torneio de Korcula ficou assim: 1 – Jug Dubrovnik / 2 – Brasil / 3 – Spartak Volvogrado / 4 – Mornar Split / 5 – Ovk Posk Split / 6 – Medvescak Zagreb.
 
Logo após a competição, os brasileiros treinaram com o forte time do Spartak Volvogrado, campeão da Copa LEN – Liga Europeia de Natação 2013/2014.
Antes do torneio, nos dias 16 e 17/9, a equipe brasileira já havia treinado contra o time do Primorje, em Rijeka, equipe poderosa que tem no plantel sete jogadores da seleção croata, dois da seleção de Montenegro, um da seleção espanhola e outro da seleção da Romênia. No primeiro amistoso, disputado em cinco períodos e após uma hora de musculação, o placar foi de 22 a 9 (1×5/3×3/1×6/0×5/4×3) para os croatas, gols de Bernardo Gomes (2), Guilherme (3), Danilo, Perrone, Grummy e Felipe.  Na noite do mesmo dia, o placar foi de  18 a 11 (3×2/4×2/3×2/5×1/3×4) para o Prmorje, gols de Adrian (3), Felipe (2), Guilherme (2), Bernardo Reis, Danilo, Bernardo Gomes e Gustavo Coutinho.
 
No dia seguinte, novamente em cinco quartos e após musculação, derrota brasileira por 25 a 10 (6×2/4×1/6×1/5×1/4×5), Felipe (3), Perrone (2), Bernardo Gomes (2), Jonas (2) e Grummy. E por fim, mais descansados e em quatro períodos, Primorje 12 x 7 (3×4/2×0/4×1/3×2), gols de Felipe Perrone (3), Felipe Silva (2), Danilo e Bernardo Reis.
 
No dia 19, em Zagreb, o Brasil jogou contra o Havk Mladost, eleito como o melhor clube de polo aquático do mundo no século XX, com sete campeonatos europeus, 10 campeonatos croatas, dois campeonatos mediterrâeneos três Supertaças europeias, uma Copa LEN, etc. O Brasil perdeu por 13 a 9 (0×2/2×3/3×2/4×6). Durante todo este período de amistosos, muita natação, treinamento de chutes, passes, homem a mais, homem a menos, vídeos e musculação.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook