Nathalia Almeida disputa o Brasileiro de Natação

Carioca do Méier, Nathalia Almeida tem apenas 14 anos e já desponta como promessa dos esportes aquáticos brasileiros para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no próprio Rio de Janeiro onde nasceu / Foto: CBDA / Satiro SodréRio de Janeiro - Figura constante em competições internacionais, Nathalia Almeida é atleta de natação e nado sincronizado da Seleção Brasileira e do Tijuca Tênis Clube. Aos 14 anos de idade, o objetivo da jovem promessa do esporte brasileiro é disputar os Jogos Olímpicos de 2016 nas duas modalidades. E o próximo desafio de Nathalia é o XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno, que começou na última quarta-feira, dia 08 de junho e vai até domingo, dia 12. A competição será realizada em Fortaleza.

 

No ano passado, quando ainda competia na categoria Infantil, Nathalia conquistou três medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro. Neste ano, novamente ela vai nadar os 200 e 400 metros medley, os 200 metros livre e os 200 metros borboleta.

- Não vejo muita diferença em, neste ano, nadar na categoria Juvenil. Afinal, as mesmas meninas estarão competindo comigo. Em razão das competições, todas acabam se conhecendo bastante. O diferencial será analisar a evolução de cada uma das atletas – disse Nathalia.

Técnico de natação, Fernando Arleon espera que a atleta vença três das quatro provas em disputa. Sobretudo os 200 e 400 metros medley, que são suas especialidades. Fernando vê evolução de Nathalia em relação ao ano passado.

- Ela amadureceu bastante. Tanto que agora estará na disputa por medalha também nos 200 metros livres, prova na qual ela nadava apenas por complemento. Além disso, o campeonato serve também para tentar melhorar o tempo das suas provas – disse o treinador.

De olho nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Fernando Arleon acredita, no entanto, que a atleta pode surpreender e estar presente nos Jogos de 2012, em Londres.

- Estamos trabalhando com calma, sem apressar etapas. Mas, dependendo dos resultados deste ano, a Nathalia pode, sim, disputar os Jogos Olímpicos de 2012. Mas aí, a idéia é ganhar experiência. Em 2016 é que ela terá chances reais de ganhar medalhas – afirmou o técnico.

Recentemente, Nathalia disputou o Sul-Americano Juvenil, em Lima, no Peru. No nado sincronizado, ela conquistou três medalhas de ouro. Além do Troféu El Delfin (Atleta Eficiência), uma premiação especial para os destaques da competição. Já na natação, os resultados foram ainda mais expressivos. Nathalia obteve duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e um quarto lugar. Com direito a quebra do recorde sul-americano nos 200 metros medley, além de ter igualado o recorde sul-americano dos 4 X 100 metros livre.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook