Michael Phelps mostra que está pronto para fazer história em Londres 2012

O nadador norte-americano, Michael Phelps, é considerado um dos maiores atletas de todos os tempo / Foto: DivulgaçãoMinnesota - Michael Phelps teve uma apresentação gala na etapa do Grand Prix de Minneapolis, realizado entre os dias 13 a 15 de novembro, em Minnesota, nos Estados Unidos. O americano conquistou cinco medalhas de ouro nas cinco provas que disputou.

O nadador norte-americano Michael Phelps é considerado um dos maiores atletas de todos os tempos. Em Londres 2012, Phelps, de 26 anos, completará sua quarta olimpíadas seguida.

Das três participações do americano até aqui, a única que ele não conseguiu nenhuma medalha foi na cidade australiana de Sydney, em 2000, quando o seu melhor resultado foi um quinto lugar nos 200 metros borboleta.

Em Atenas-2004 e Pequim-2008, o americano conquistou 16 medalhas, sendo 14 de ouro e 2 de bronze. Em 2008, Phelps tornou-se o maior nadador americano de todos os tempo. Ele quebrou o recorde do ex-nadador Mark Spitz, que havia conquistado sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique, realizado em 1972, com  oito medalhas de ouro.

Em Londres, o americano precisa "apenas" de três medalhas para tornar-se o atleta que mais conquistou medalhas Olímpicas de toda história. Atualmente, esse recorde pertence a ex-ginasta russa Larissa Latynina, que tem 18 medalhas guardadas em casa.

Nos dias 13 a 15 de novembro, durante a primeira Etapa do Grand Prix de Minneapolis, Michael Phelps mostrou um pouco do que poderá fazer no ano que vem, em Londres. Nos três dias de competição, o nadador de 26 anos, disputou cinco provas, (200 metros medley, 100 e 200 metros borboleta e 100 e 200 metros costas) e conquistou a medalha de ouro em todas, terminando a primeira etapa do Grand Prix com a pontuação máxima.

Na prova dos 200 metros medley, o americano fechou a prova com o tempo de 1 minuto, 57 segundos e 58 milésimos, quase quatro segundos mais rápido que o segundo colocado, o sul-africano Darian Townsend. O chinês Wu Peng completou o pódio.

Minneapolis, foi a primeira etapa de sete do Grand Prix. A próxima será realizada em Austin, no Texas, entre os dias 13 e 15 de janeiro.