Itália é o primeiro adversário confirmado do Brasil no Desafio Raia Rápida

Evento acontece dia 15 de outubro, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ), com emocionantes disputas individuais e por equipe / Foto: Divulgação Raia RápidaEvento acontece dia 15 de outubro, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ), com emocionantes disputas individuais e por equipe / Foto: Divulgação Raia Rápida

Rio de Janeiro - Os brasileiros Etiene Medeiros, Bruno Fratus, João Junior e Daynara de Paula não terão vida fácil na sexta edição do Desafio Raia Rápida. O time italiano composto por Elena Gemo, Fabio Scozzoli, Elena Di Liddo e Lorenzo Benatti confirmou presença e promete lutar nas provas individuais e por equipe de 50m de nado livre, borboleta, peito e costas.  
 
O evento acontece dia 15 de outubro, no Parque Maria Lenk.  
 
Fabio Scozzoli é o atleta mais experiente da equipe italiana. O nadador, que disputará a prova de peito no Raia Rápida pela terceira vez, foi o primeiro campeão mundial italiano. Nos 100m peito, Fabio conquistou a medalha de ouro no Mundial de piscina curta, em Istambul, 2012. 
 
Estreantes no Raia Rápida, Elena Gemo e Lorenzo Benatti também serão fortes concorrentes. Elena Gemo disputará as provas de costas e é a atual recordista italiana nos 50 e 100m. A italiana, que tem no currículo 40 títulos nacionais individuais e mais 25 medalhas em provas de revezamento, é namorada de Lorenzo Benatti, que disputará as provas de nado livre. Além das vitórias nas piscinas, Lorenzo é um grande vencedor na vida pessoal: o nadador superou um linfoma, câncer no sistema linfático, que ameaçou a sequência de sua carreira. Nas horas vagas, o nadador gosta de viajar de moto pela Itália e produzir vídeos. 
 
"Vai ser um experiência muito boa nadar no Rio, ainda mais perto de atletas tão experientes. Essa será minha primeira competição no Brasil. Estou muito animado para participar do Raia Rápida. Fico muito honrado com convite", declara Lorenzo.
 
E fechando a lista, Elena Di Liddo nadará o estilo borboleta. Às vésperas do Mundial de Kazan em 2015, Elena sofreu um acidente de trânsito ao cair de sua moto. Sua participação no evento ficou ameaçada, mas ela se recuperou a tempo e disputou a competição em Kazan. A atleta foi vice-campeã olímpica da Juventude nos 50m borboleta em Cingapura-2010 e também foi medalhista de bronze com o revezamento 4x50m medley no europeu de piscina curta de Eindhoven-2010.
 
“Competiremos com atletas de grande relevância mundial, então haverá muita concorrência. Mas espero que o Time da Itália se saia bem. Estou feliz por disputar uma competição na cidade que sediou a última Olimpíada. Será divertido”, disse Elena Di Liddo.
 
Formato da competição - Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley.  A equipe com maior pontuação nas duas fases será a grande campeã.
 
Equipe Brasil no Raia Rápida 2017:
Etiene Medeiros - costas
Daynara de Paula - borboleta
João Junior - peito
Bruno Fratus – livre
 
Equipe Itália no Raia Rápida
Elena Gemo – costas
Elena Di Liddo - borboleta
Fabio Scozzoli - peito
Lorenzo Benatti - livre
 
Campeões Raia Rápida:
 
2012 – EUA - Josh Schneider / Adam Mania / Mike Alexsandrov / Eugene Godsoe
2013 –  Austrália - Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett / Matt Abood
2014 -  Brasil -  Matheus Santana / Nicholas Santos / Felipe França / Guilherme Guido
2015 – Brasil – Henrique Martins / Nicholas Santos / Felipe França / Daniel Orzechowski
2016 – Brasil – Bruno Fratus / João Junior / Henrique Martins / Henrique Rodrigues
 
Domingo 15/10
 
Parque Aquático Maria Lenk (RJ)
Abertura dos portões para o público: 8h
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook