Natação no Mar reúne mais de 600 pessoas em festival de travessias

 A Boca da Barra se coloriu de azul e de amarelo, cores das camisas usadas pelos alunos do projeto Natação no Mar, que comemorou sete anos de inauguração / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A Boca da Barra se coloriu de azul e de amarelo, cores das camisas usadas pelos alunos do projeto Natação no Mar, que comemorou sete anos de inauguração com o 6º Festival de Travessias no último domingo (2), em Rio das Ostras.
 
Mais de 600 pessoas participaram do evento, que reuniu público e alunos dos três núcleos do projeto, Boca da Barra e Itapebussus, de Rio das Ostras, e Copacabana, Rio de Janeiro, em uma manhã marcada pela superação de desafios e de muita emoção, com homenagens a professores, alunos, funcionários e personalidades que fazem parte da história do projeto natação no Mar. 
 
“O Festival foi feito de muitas vitórias. Da vitória pessoal de cada um dos que participaram, muitos enfrentando pela primeira vez o desafio de nadar uma travessia, e da vitória de todo o grupo, que esteve mais unido do que nunca. Foi o congraçamento de um trabalho feito com muita dedicação e carinho desde 2005”, afirmou a coordenadora da Natação no Mar, Izabel Thomas.
 
Com percursos de 2 km, 1 km, 400 metros e 100 metros e sem caráter competitivo, o festival contou com a participação de dois ícones da natação brasileira e ex-atletas olímpicos Djan Madruga e Luiz Lima, padrinho do projeto e coordenador do núcleo de Copacabana, que se juntaram aos 520 nadadores, de sete anos de idade em diante, que deram suas braçadas no evento.
 
“Com este mar, com esta família, não tem tristeza que vença, são alegrias, emoções, comemorações, coragem. Foi muito linda a nossa festa”, afirmou Suzana Altmayer de Pizzorno, uma das alunas da Natação do Mar. Já a professora de inglês Janaína de São Pedro dividiu a alegria de completar o percurso de 1km com o filho Moisés, de 11 anos, que também participou  da prova. 
 
“Só tenho a agradecer por fazer parte da Natação no Mar e por cada uma das aulas. Aula de superação, vida saudável, estilo de vida bem diferente do que eu tinha, bom-humor, alto-astral... me sinto um ser humano bem melhor e mais forte depois da natação.”
Além da programação esportiva, o público pôde conferir uma apresentação da banda , com Celsinho, e exposição de fotos sobre os sete anos do projeto e sobre os 4 anos da ONG Mare, Meio Ambiente, Respeito e Esporte, que visa promover ações de sustentabilidade e educação ambiental.
 
Criado em 2005, o projeto Natação do Mar tem patrocínio da Prefeitura de Rio das Ostras e da Subsea 7 e tem por objetivo ensinar e aperfeiçoar as técnicas de natação em águas abertas, oferecendo oportunidade de pessoas a partir de sete anos de aliarem a prática esportiva à qualidade de vida e à consciência ecológica, promovendo a integração e inclusão social. Atualmente, o projeto atende a 480 alunos em Rio das Ostras em dois núcleos, Boca da Barra e Itapebussus, com uma lista de espera de 1300 candidatos; em Copacabana, são 150 alunos, com uma lista de espera de 1500 candidatos.