Geração 2016 compete no Canadá e Ana Marcela lidera o ranking

Recentemente Ana Marcela quebrou o recorde de uma das provas da FINA / Foto: Satiro Sodré/CBDA

Rio de Janeiro - Dando início a um novo ciclo olímpico os jovens maratonistas aquáticos do Brasil embarcarão na noite desta segunda feira, 13/08, para a disputa do I Mundial Júnior FINA da modalidade. A competição é voltada para os atletas das categorias juvenil e júnior, com idades entre 14 a 18 anos, e será realizada em Ontário, no Canadá, entre os dias 17 e 19 deste mês. 
 
A equipe brasileira terá dois representantes em cada uma das quatro provas. As disputas terão distâncias diferentes, cinco quilômetros no juvenil e sete quilômetros e meio no Junior. 
 
As travessias serão disputadas em dias alternados: na sexta-feira, 17/08, é a prova do masculino da categoria júnior e do feminino juvenil. Já no sábado, 18/08, nadam as meninas do júnior e os homens da categoria juvenil. As largadas estão previstas para as 8h da manhã, na categoria júnior e para às 13h30 no juvenil, hora de Brasília.
 
No domingo, 19/08, será a disputa da prova por equipe nas duas idades. Nesta disputa o país participa com os três melhores resultados das provas já realizadas. A cerimônia de abertura será na quinta-feira, dia 16/08.
 
 
Ana Marcela - A também maratonista aquática Ana Marcela Cunha é líder da Copa do Mundo FINA da modalidade. Ana está buscando o bicampeonato da competição e até então participou de todas as seis etapas realizadas este ano. 
 
A brasileira que já somou 100 pontos até a ultima etapa realizada em Quebec, no Canadá, está no topo do ranking feminino com quarenta pontos à frente da segunda colocada, a alemã, Nadine Reichert. A americana Eva Fabian e alemã Angela Maurer, terceira e quarta do ranking, com 56 e 50 pontos, respectivamente, também ainda têm chances matemáticas de vencer a disputa. 
 
Isto porque ainda serão realizadas duas etapas, a de Hong Kong, no dia 07/10, e a de Shantou, que encerra o circuito no dia 13/10, em que esta última prova terá a sua pontuação dobrada.
 
Ana Marcela já venceu o circuito mundial da FINA em 2010, quanto tinha apenas 18 anos de idade, e segue firme na busca do bicampeonato inédito para o Brasil.
 
A outra brasileira melhor colocada no ranking da Copa do Mundo 2012 é Poliana Okimoto, com 14 pontos. Poliana que disputou a prova olímpica da maratona aquática e não completou por causa de uma hipotermia, também já venceu este circuito mundial, no ano de 2009. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook