Francês e americana vencem na abertura da Copa do Mundo

Romain Beraud, da França, ficou com a vitória no Masculino / Foto: Divulgação/Unisanta

Santos - Romain Beraud, da França, e Emily Brunemann, dos Estados Unidos, foram os vencedores da Maratona Aquática Internacional de Santos-Unisanta /Troféu Renata Agondi, que abriu, neste domingo, 27/1, o circuito da Copa do Mundo 2013 da modalidade, que vai até outubro e é todo disputado no percurso olímpico de 10km. A prova, que começou 44 minutos atrasada devido ao mau tempo em Santos/SP, contou com um recorde de medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais inscritos, com a participação geral de 49 homens (12 brasileiros) e 36 mulheres (seis mulheres). 
 
A prova classificou ainda os dois brasileiros e as duas brasileiras mais bem classificados para a prova de 10km do Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho. Allan do Carmo e Diogo Villarinnho, no masculino, e Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha no feminino, nesta ordem, competirão na Espanha. 
 
Allan do Carmo terminou em terceiro na Copa do Mundo de 2012 e conquistou o bronze no Pan Rio 2007. Diogo Villarinho obteve a melhor colocação brasileira no I Mundial Junior da modalidade, com um 5º lugar, em agosto de 2012. Poliana Okimoto é duas vice-campeã pan-americana (Rio 2007 e Guadalajara 2011), além de ter sido a primeira brasileira a ganhar o circuito da Copa do Mundo, em 2009. Já Ana Marcela é a atual campeã mundial dos 25km (Mundial de Xangai 2011) e duas vezes vencedora do circuito mundial (2010 e 2012).
 
O pódio da prova de hoje (dom) em Santos foi completado pela americana Eva Fabian, em segundo, e a italiana Rachele Bruni no feminino; e os italianos Federico Vanelli, com a prata, e Simone Ruffini, com o bronze.
 
As principais atrações internacionais, os medalhistas olímpicos de maratonas aquáticas, Thomas Lurz, da Alemanha (prata em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008), e Eva Riztov, da Hungria (ouro em Londres 2012), não foram bem. Eva desistiu da prova com dores no ombro, enquanto Thomas, que liderou boa parte da prova, foi desclassificado por erro quando se alimentou durante a prova. Thomas já venceu o circuito da Copa do Mundo em duas oportunidades: 2009 e 2011.
 
O evento integrou as comemorações do aniversário de 467 anos da cidade de Santos. A Maratona Aquática Internacional de Santos - Unisanta - Troféu Renata Agondi é patrocinada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), com chancela da Fina e da CBDA. A Prefeitura Municipal de Santos, os Correios, o Bradesco, a Sadia e a Speedo estão entre os apoiadores do evento. Os 14 países participantes em Santos este ano foram: Alemanha, Brasil, Canadá, EUA, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Rússia e Ucrânia. Hungria e Japão participaram pela primeira vez.
 
História dos brasileiros no Circuito da Copa do Mundo FINA
 
2007 - Poliana Okimoto - 3º lugar
2008 - Ana Marcela - 3º lugar / Allan do Carmo - 5º lugar
2009 - Poliana Okimoto - 1º lugar / Allan do Carmo - 2º lugar
2010 - Ana Marcela - 1º lugar / Allan do Carmo - 3º lugar
2012 - Ana Marcela - 1º lugar / Allan do Carmo - 3º lugar
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook