Experiência de Samir Barel em travessia mais longa do Mundo é contada em palestra

 Samir Barel (Novac Sports) foi top 10 da mais longa prova oficial de maratona aquática no Mundo / Foto: Divulgação

Campinas - A experiência do nadador Samir Barel na emblemática 19ª Maratona Hernandarias-Paraná, a mais longa prova oficial de maratona aquática do Mundo, na Argentina, foi contada em palestra, organizada pela Novac Sports em Campinas. O encontro reuniu mais de 100 pessoas, muitos amantes da natação, e o atleta contou toda a sua trajetória, desde a preparação, para culminar como top 10 da prova oficial da FINA, com nada menos que 88 km. 
Na ocasião, foi apresentado um documentário em vídeo com 25 minutos, mostrando momentos da disputa na Argentina, gravado e produzido por Talita Saab, que emocionou a todos. “Estamos trabalhando para levar esta palestra em mais cidades e, possivelmente, São Paulo será a próxima. A ideia é que o Samir possa transmitir a sua vivência nesse tipo de prova e difundir a maratona aquática, compartilhando com o maior número de pessoas possíveis”, disse o triatleta Juraci Moreira, da Novac Sports e responsável pela gestão de carreira do nadador.
 
“O documentários ficou sensacional, emocionante e deu ainda mais força à palestra. Contei todo o processo dessa participação na prova”, afirmou Samir, que pretende completar as maiores e mais difíceis travessias a nado do Planeta. Entre elas, o Canal da Mancha. “Como prova oficial da FINA essa da Argentina é a mais difícil com 88 km. Fora esta existe uma no Rio Hudson, nos Estados Unidos, com 200 km, em sete dias, que também vou participar”, falou.  
 
Na prova, Samir foi apontado como a grande revelação da disputa, terminando na décima posição entre os homens, em 10 horas, 11 minutos e 39 segundos. Apenas 31 minutos e 57 segundos, após o primeiro colocado, o argentino Luciano Sales Rubio (9h39min42s). Além de argentinos e brasileiros, a competição reuniu nadadores dos Estados Unidos, Espanha, Croácia, Bulgária, Rússia, Síria e Macedônia e por ser tão difícil e exigente, contou somente com 24 guerreiros. 
 
“Quero divulgar a Maratona Aquática e seus benefícios, além de me tornar referência na modalidade, em provas consideradas ultramaratonas, com distâncias acima dos 15 km. Com essas conquistas, quero mostrar que tendo disciplina, vontade e atitude, todos conseguem alcançar objetivos que muitas vezes parecem impossíveis”, declarou Samir, que é técnico de atletas de natação, maratona aquática e triathlon, incluindo o triatleta Juraci Moreira, que busca vaga à quarta olimpíada na carreira, na Rio 2016.
 
O projeto de Samir Barel está sendo possível pelo apoio da Novac Sports, empresa fundada pelo ex-piloto de Stock Car, Guto Negrão e responsável pela administração e desenvolvimento de carreiras de atletas e equipes voltadas ao esporte de alto rendimento. Em ação desde 2009, a Novac Sports conta com profissionais com experiência internacional e utiliza técnicas de administração de negócios, comunicação e marketing.  
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook