Diogo e Marcela vencem 10km em Salvador

Ana Marcela foi a campeã na prova feminina / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - A base naval na praia de Inema, em Salvador, é o palco das últimas etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A Maratona e Meia Maratona Nacional de Inema, nesta quinta-feira, 28/11, e sábado, 30/11, encerram o ano para a modalidade que em 2013 conquistou um inédito título mundial para o Brasil no Mundial dos Esportes Aquáticos da FINA, em julho, em Barcelona.

Com água a 27 graus a liderança se alternou durante toda a prova tanto no masculino quanto no feminino.  Diogo Villarinho (2h00m36s3), do Minas Tênis Clube, foi o campeão da prova de 10km numa disputa muito acirrada com Allan do Carmo (2h00m36s8), da Aceb.  Samuel de Bona (2h00m37s0), do Grêmio Náutico União ficou com o terceiro lugar da prova. Os dois primeiros da maratona de Inema serão os atletas que competirão pelo Brasil no Campeonato Sul-Americano Absoluto, em outubro de 2014, na Argentina.
 
"Foi uma prova muito disputada. Este ano começou muito bem quando me classifiquei para o Mundial (Barcelona), depois não consegui treinar tão bem para ele e agora me recuperei. Meu objetivo era conseguir essa vaga para o Campeonato Sul-Americano, que  vai ser meu primeiro Sul-Americano adulto e esta é minha segunda vitória em etapas de Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 2011, em Foz do Iguaçu", disse Diogo.
 
O ano de 2013 foi diferente e próspero para Allan, que subiu pela primeira vez no pódio do Mundial dos Esportes Aquáticos para ganhar o bronze por equipe em Barcelona.
 
"A prova hoje foi excelente, muito disputada e é esse o nível dos atletas brasileiros das maratonas no Brasil. É um esporte muito forte aqui e o nível só faz crescer",  disse Allan.
 
Ana Marcela Cunha (2h09m40s), do Sesi/SP,  venceu sem dificuldades a briga feminina que teve Betina Lorscheistter (2h11m32s) e Gabriela Ferreira (2h13m09s), ambas do Grêmio Náutico União, completando o pódio.
 
"Nadei tranquila. Embora tenhamos alguns outros compromissos pelo clube, o ano termina aqui em Inema para as maratonas. Acho que os objetivos foram cumpridos, estamos muito bem e agora é continuar treinando para que os resultados continuem chegando. Ano que vem não temos o Mundial, mas talvez o foco fique na Copa do Mundo pra tentar um tricampeonato", disse Ana.
 
A prova de 10 quilômetros foi a oitava etapa do Campeonato que passou por Tapes (RS), Porto Belo (SC), Foz do Iguaçu (PR), Vitória (ES), Juazeiro (BA), Brasília (DF) e Belém (PA). A competição  termina sábado (30/11), com a prova de 5km de Inema e a nona etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas.
 
Cinco primeiro colocados
 
Feminino
Ana Marcela Cunha – Sesi/SP – 2h09m40
Betina Lorscheitter – Grêmio Náutico União – 2h11m32s
Gabriela Cordeiro Ferreira – Gruêmio Náutico União – 2h13m09s
Catarina Ganzeli – Santa Cecília/SP – 2h14m40s
Mariana Serrano Souza – Sesi/SP – 2h14m40s
 
Masculino
Diogo Villarinho – Minas Tênis/ MG – 2h00m36s3
Allan do Carmo – Aceb/BA – 2h00m36s8
Samuel de Bona – Grêmio Náutico União/RS – 2h00m37s0
Victor Hugo Colonese – Unisanta/SP – 2h00m38s0
Lucas Oliveira – Sesi/SP – 2h00m40s0