Começam as disputas de Nado sincronizado e Maratonas no Chile

A quarta-feira, dia 20 de Março, marca a estreia do nado sincronizado e das maratonas aquáticas no Sul-Americano Juvenil do Chile / Foto: Divulgação

Chile - A quarta-feira, dia 20 de Março, marca a estreia do nado sincronizado e das maratonas aquáticas no Sul-Americano Juvenil do Chile. A prova de 5km inicia a trajetória das águas abertas na competição, que será disputada na Lagoa Curauma, próxima a Valparaíso, com previsão de água a 20 graus. O Brasil competirá com Marcos Rosário, Matheus Silva, Maria Eduarda Silva e Camila Poso Tribst.  
 
No dia seguinte, 5ª feira, 21/3, acontece a prova por equipes, com distância de 3km, e disputada por três atletas. No sábado, 23/3, último dia do Sul-Americano, acontece a prova final de maratonas aquáticas, com percurso de 7,5km. Os representantes brasileiros são Lucas Cortini Oliveira, Renan Barbosa Santos, Carolina Bilich e Viviane Jungblut. A equipe brasileira é treinada por Adriana Miltidieri e Fernando Possenti.
 
Já o nado sincronizado terá o solo como prova inicial, nesta 4ª feira, 20/3. Primeiro, Maria Clara Lobo Coutinho disputa o solo juvenil, às 12h30. Depois, Adriana Bitiati será a representante brasileira no solo junior, a partir das 13h45. Na 5ª feira, 21/3, haverá a prova de figuras, que não premia, mas todas as atletas têm que participar, fazendo movimentos obrigatórios, sem música. Estas notas serão somadas às notas das coreografias de solo, dueto e equipe. Por isso, que a definição das medalhistas no solo não acontecerá logo após esta prova, já que ainda faltarão as pontuações de figuras. A prova de figuras acontece às 17h30 no juvenil, e às 20h30 no junior.
 
No dia seguinte - 6ª feira, 22/3 - haverá as provas de equipes. Primeiro com o time juvenil, às 12h40. Depois vem a equipe junior, às 13h55. À noite, acontece a Rotina Livre Combinada (Combo), que só acontece na categoria junior, às 18h55. No sábado, 23/3, último dia de competição, os duetos entram em ação, com a dupla juvenil (Maria Clara Lobo e Juliana Damico) competindo às 17h, e a junior (Luiza Borges e Maria Eduarda Micucci), às 18h20. A seleção brasileira juvenil é comandada por Roberta Périllier e Priscila Pedron. Já a equipe junior tem o comando de Glaucia Soutinho e Twila Cremona.