Brasileiro é vice-campeão em travessia a nado na Flórida/EUA

Samir Barel garantiu o importante vice-campeonato na tradicional Travessia de Key West / Foto: Divulgação

EUA - Em ritmo de preparação para enfrentar as maiores provas aquáticas do Planeta, o brasileiro Samir Barel (Novac Sports) garantiu o importante vice-campeonato na tradicional Travessia de Key West, na Flórida/Estados Unidos neste sábado (22). Ele completou os 20 quilômetros de percurso (diâmetro da principal ilha) em 3 horas e 53 minutos, apenas dois minutos do vencedor.
 
“Na primeira hora de prova eu estava pesado, provavelmente por conta dos treinos fortes, da periodização. Após duas horas, me senti melhor e apertei o ritmo, passando para segundo. Vim buscando o primeiro, mas faltaram alguns metros”, afirmou o atleta de Campinas, no interior paulista, destacando o clima quente, dentro e fora do mar, e as belezas naturais do lugar. “Vi peixes grandes e arraias durante a prova. A água estava a 30 graus e muito salgada, além de correnteza forte. Tive de hidratar a cada 20 minutos”, contou.
 
A prova norte-americana serviu como treino forte para Samir seguir com seu projeto de completar as maiores e mais difíceis provas aquáticas do Planeta. O próximo desafio será a 59ª Travessia Internacional do Lac St-Jean, com 32 km de percurso, no dia 27 de julho, em Roberval-Quebec, no Canadá. A disputa oficial do Grand Prix de Maratonas Aquáticas é promovida pela FINA (Federação Internacional de Natação) e conta com apenas 25 atletas do Mundo todo, selecionados pelos resultados obtidos em provas anteriores. 
 
Nos planos o nadador campineiro ainda enfrentará desafios emblemáticos, como a Travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e França, com 34 km, prevista para 2014. Também estão na lista a Travessia da Ilha de Manhattan, com 42 km; os 200 km no Rio Hudson, realizada em sete dias (ambas nos EUA); a Travessia Capri Napoli, na Itália, com 36 km, e a Travessia do Estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos, com 26 km.
 
Dentro dessa programação, o início foi com a temida 19ª Maratona Hernandarias-Paraná, na Argentina, com nada menos que 88 km no Rio Paraná, garantindo o décimo lugar entre os homens. Foi considerado a revelação da prova, em 10 horas, 11 minutos e 39 segundos, ficando apenas 31 minutos e 57 segundos do campeão, o argentino Luciano Sales Rubio (9h39min42s).