Após ano vitorioso, Poliana põe "foco total" em 2016

"O atleta não é feito da noite para o dia", diz a campeã mundial da maratona de 10km / Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

Rio de Janeiro - O ano de 2013 foi especial para Poliana Okimoto. Eleita a melhor atleta do ano pelo Prêmio Brasil Olímpico, a nadadora conquistou três medalhas no Campeonato Mundial de Barcelona, incluindo o ouro na prova Olímpica da maratona de 10km . Ela olha agora dois anos à frente. Com duas participações Olímpicas - Pequim 2008 e Londres 2012 -, a paulista de 30 anos sabe que, apesar dos bons resultados recentes, precisa manter o forte ritmo de preparação em 2014, ano em que disputará etapas da Copa do Mundo e do Grand Prix, para brilhar nos Jogos Rio 2016.

“O atleta não é feito da noite para o dia. Para chegar em uma competição como os Jogos Olímpicos, temos um ciclo de treinamento muito grande. Os Jogos podem estar muito longe, mas o objetivo já existe. São quatro anos treinando pensando em uma única competição ou uma única prova, no meu caso. Do primeiro dia de treino até o dia da competição, o foco é o mesmo. Todos os dias são importantes. E passa muito rápido”, explica a campeã mundial.
 
O próximo passo de Poliana é garantir sua vaga nos Jogos Rio 2016, por meio das seletivas que acontecerão nos próximos anos.
 
“Procuro dar um passo de cada vez. Temos as seletivas ainda e tenho que estar entre as 10 primeiras. Vai ser muito difícil. Disputar a Olimpíada em casa é o meu sonho maior. É uma oportunidade que nem todo mundo tem, poder buscar uma medalha dentro de casa. Pra isso, é foco total”, garante Poliana.
 
Acostumada a competir nos mais diferentes lugares do mundo, a brasileira não tem dúvida de que a alegria será a grande marca dos Jogos Rio 2016.
 
“O povo brasileiro é muito acolhedor, animado e divertido. Isso faz muita diferença. Viajo o mundo e não vejo uma pessoa não sorrir quando digo que sou brasileira. Já somos conhecidos pelo nosso jeito de viver”, observa.