Ana Marcela bate recorde e vence nos 32km da FINA

Nadadora completou a prova em 6h34m06s estabelecendo o novo recorde, que antes era de 7h01m/ Foto: Satiro Sodré/CBDA 

Canadá- Enquanto os atletas se preparavam para as primeiras finais olímpicas da natação, a nadadora Ana Marcela Cunha já estava dando suas braçadas nas águas frias do Lago St. Jean, no Canadá, em busca de mais uma medalha inédita nas maratonas aquáticas.

 

Neste sábado (28/7), Ana Marcela garantiu o ouro nos 32 quilômetros ao completar a prova em 6h34m06s estabelecendo então o novo recorde da prova, que antes era de 7h01m. A organização estimou que durante a competição a temperatura esteve entre 19º e 21º. Ana Marcela nadou grande parte do percurso ao lado do pelotão masculino e terminou a prova do Grand Prix da Federação Internacional de Natação (FINA) em quarto lugar na classificação geral.
 
A atleta baiana, de apenas 20 anos, competiu pela primeira vez em um percurso de 32 quilômetros, e também fez sua estreia em uma etapa do Grand Prix. Mas não é a primeira vez que a nadadora realiza um feito deste. Ana é a atual campeã mundial dos 25 quilômetros (Mundial de Xangai 2011), sem nunca ter nadado esta distância até a data da prova.
 
A brasileira, que briga pelo segundo título da Copa do Mundo FINA de Maratonas Aquáticas, disputadas na distância olímpica de 10 quilômetros, encarou os longos 32 km do Grand Prix como mais um desafio na carreira.
Neste ano, Ana Marcela disputou todas as cinco etapas da Copa do Mundo e segue líder do circuito mundial. Foi a única representante brasileira nesta etapa.