Garoto de 14 anos foi a grande revelação em Brasília

Ricardo Castro conquistou a IV Copa do Brasil de maratona aquática / Foto: CBDA/DivulgaçãoRicardo Castro conquistou a IV Copa do Brasil de maratona aquática / Foto: CBDA/Divulgação

Brasília - Uma revelação brasileira surpreendeu quem acompanhou a prova de 5 km da IV Copa do Brasil de Maratona Aquática, realizada no último domingo (17), em Brasília. O baiano Ricardo Castro, de apenas 14 anos, desbancou nomes consagrados como Luiz Lima e venceu a prova.
 
O garoto celebrou a vitória e o fato de ter superado a marca de 1h00m04s e à frente do experiente maratonista carioca Luiz Lima, que terminou a prova na segunda colocação com o tempo de 1h00m47s. Rogério Cavalcante completou o pódio com a marca de 1m02m12s.
 
“A prova foi bem difícil com grandes marolas. No começo foi bem fraco, depois na segunda volta, a gente começou a apertar. Treinar com o Alan do Carmo é uma inspiração para mim. Nós somos bons na maratona e treinar juntos nos ajuda muito”, disse.
 
O contraste de gerações animou o carioca Luiz Lima, de 39 anos, que enalteceu a vitória do menino 25 anos mais jovem do que ele.
 
“Adorei a competição. Gosto muito de nadar em água doce. A temperatura estava super agradável. Gosto de vento. Torna a prova dinâmica. Pude levar 11 atletas. Nado por prazer. Para mim, é um presente poder nadar com o pessoal mais jovem e levando meus atletas. Disputar a Copa do Brasil é uma satisfação pessoal”, falou.
 
Ricardo é treinado há pouco mais de um ano por Rogério Arapiraca, o mesmo treinador do atleta olímpico Alan do Carmo. A vitória em Brasília, porém, não surpreendeu o técnico. Ele conta que Ricardo tem melhorado a cada dia suas marcas e conta com o apoio de seu companheiro de treino para conseguir grandes conquistas.
 
“Fizemos um trabalho com ele visando o Sul-Americano Juvenil. Graças a Deus surtiu efeito e ele sagrou-se campeão dos 5 km juvenil. Ele também veio melhorando nas provas de 1500. Ele passou a integrar o primeiro pelotão da Bahia e foi melhorando ainda mais. Ele é um menino muito dedicado aos treinamentos e conta com muito apoio do Alan. A coroação veio nessa etapa de Brasília, onde ele conseguiu a medalha de ouro”, disse.
 
Grande número de atletas - Em Brasília, 104 atletas, de 32 clubes, participaram da IV Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas. O clube que mais inscreveu competidores foi o Círculo Militar de São Paulo, com 32 atletas.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook