Inscrições para o Circuito Caixa em Goiânia terminam na Páscoa

Percurso no Parque Areião / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Goiânia - A edição que comemora dez anos do Circuito de Corridas Caixa já está em ritmo de contagem regressiva para a etapa de abertura, em Goiânia, dia 7 de abril. Para participar da primeira das 12 provas da competição, os corredores precisam se inscrever até este domingo (31). As inscrições estão disponíveis no site www.circuitocaixa.com.br, com taxa de R$ 60,00 e desconto de 50% para os atletas maiores de 60 anos.
 
Com largada às 8 horas no Parque Areião e percursos de 5 km (individual ou em dupla), para os iniciantes, e 10 km, para os mais experientes, a etapa goiana contará com alguns dos principais fundistas da elite brasileira, além de mais de 17 assessorias esportivas. Destaque entre elas, a André Villarinho Preparação Física chama a atenção pela experiência. A assessoria de corrida existe há 20 anos.
 
"Começamos com o triatlo, mas muita gente me procurava pedindo treinamento em corrida de rua, algo que não havia na cidade. Como a corrida faz parte do triatlo, comecei a trabalhar nisso, e, em 1993, abrimos o grupo de corredores, que acabou crescendo muito mais do que o de triatletas", explica André Villarinho, ex-atleta dos 1.500 m e idealizador da equipe. Ele se interessou pelo triatlo aos 18 anos, por ser uma prova de longa duração e que exige ainda mais resistência. Mas voltou a correr este ano, pois pretende participar da Maratona de Berlim, em setembro.
 
O grupo de Villarinho, que esteve presente em todas as edições do Circuito Caixa em Goiânia, tem entre seus integrantes atletas de ponta e iniciantes, com predominância das mulheres. "Acho que o fato de trabalharmos com mais qualidade do que quantidade acaba atraindo as mulheres. Elas precisam de mais atenção, de um acompanhamento próximo", acredita Villarinho. De acordo com o instrutor, o treinamento delas leva em conta os horários diferentes de quem precisa se desdobrar entre família, trabalho e estudos. Até o uniforme é diferenciado. "As mulheres são vaidosas, querem o uniforme combinando, por isso fizemos um especialmente para elas."
 
A André Villarinho Preparação Física também conta com um integrante ilustre: Íris Rezende, ex-prefeito de Goiânia, divulgador entusiasmado da corrida na cidade e que participa do Circuito Caixa sempre que pode. "Um momento muito legal da equipe foi a prova de 2009, quando ele ficou com o primeiro lugar na sua categoria (acima de 70 anos) pela primeira vez. Além dele ter ficado muito feliz, teve toda aquela festa das pessoas ao redor, pelo fato de ser alguém importante para a região", lembra Villarinho.
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA celebra em 2013 dez anos de história. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, a competição conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Suas 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.