Grupos de corrida dão dicas para o Circuito Caixa em Curitiba

Largada geral da prova no ano passado / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Mais de 15 grupos de corrida de rua e assessorias esportivas serão representadas na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas Caixa, dia 30. Com um percurso forte e a participação de fundistas como Giomar Pereira, líder do ranking brasileiro de corredores de rua, e africanos, tradicionais vencedores no Paraná, a prova atrai pela possibilidade de melhorar a performance individual. Mas, para quem estará na disputa pela primeira vez, a principal dica é correr com moderação.
 
"Em provas de altimetria variada, como essa, o ideal para quem está iniciando na corrida é correr com calma, de maneira moderada, sem pensar em tempo", aconselha Leandro Alberto Hadlich, coordenador geral da HP Sports, que participará do Circuito Caixa em Curitiba pelo quinto ano consecutivo, com 20 atletas. Focada na melhoria da qualidade de vida, a assessoria esportiva faz um trabalho individual com atletas e também fornece consultoria a empresas. 
 
Já a Carbono Assessoria Esportiva, criada em janeiro deste ano, é estreante no Circuito Caixa e terá, entre seus 15 integrantes na disputa, alguns atletas que vão competir pela primeira vez. "Para eles, a recomendação é de chegar ao local da prova com pelo menos 45 minutos de antecedência e fazer um bom aquecimento, cuidar da hidratação", destaca Carlos Eduardo de Oliveira, um dos sócios da equipe. 
 
Carlos, que já participou da etapa curitibana em 2006, também procura passar sua experiência aos corredores. "Gosto muito do circuito, o percurso é muito bom. E a presença de fundistas de elite fortes, tanto brasileiros como africanos, é sempre um estímulo. Surgem inclusive algumas brincadeiras do tipo, ‘no final até consegui ultrapassar o queniano’", conta.
 
Para os atletas do CRCuritib@ (Corredores de Rua de Curitiba), que também terá representantes no Circuito Caixa, é importante incluir treinos de subida na preparação para a prova do dia 30. "Eu indico o treino no próprio percurso, e no mesmo horário da disputa, domingo bem cedo, quando o movimento é menor nas ruas", diz o analista de sistemas Tamita Ogawa. "Por tradição a corrida exige mais do atleta, mas com o astral bacana da prova, todos sempre chegam felizes e realizados", completa Paulo Arantes, consultor de turismo, que ainda aponta o Parque Barigui como um dos melhores locais para correr na capital paranaense.
 
"Correr com pacers (pessoas que marcam o ritmo da corrida) também serve como referência para os atletas iniciantes", sugere o gerente financeiro Fabiano Dombeket. Em preparação para sua primeira maratona, em 2013, o corredor lembra ainda dos atletas que fazem parte da história do esporte brasileiro e marcam presença nas provas do Circuito Caixa, como padrinhos. "É um bom atrativo conhecer pessoas como Robson Caetano (ex-velocista e medalhista olímpico), que já deu a largada da competição várias vezes", ressalta.
 
A oitava etapa do Circuito Caixa também terá a participação de atletas da GB Run, grupo de corrida da Academia Gustavo Borges, Trainer Assessoria Esportiva, BPM online, Equipe Minoru, V8, Pé no Asfalto, Maxxyma, EquiPiazza, Cia Athletica, Chronos Assessoria Esportiva, Connect Sports e 4 Run. 
 
Inscrições para etapa de Curitiba terminam domingo - As vagas para a oitava etapa do Circuito Caixa, na capital paranaense, estão disponíveis apenas até este domingo (23/9). Para garantir uma vaga, os atletas devem acessar o site www.circuitocaixa.com.br e pagar a taxa de R$ 55,00. Corredores maiores de 60 anos têm um desconto de 50% sobre esse valor.
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.