Goiânia abre comemorações dos 10 anos do Circuito Caixa

Ivanildo dos Anjos, o Gomes: líder do ranking / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Goiânia - O Circuito de Corridas Caixa vai marcar a abertura das comemorações pelos seus dez anos, no domingo, dia 7 de Abril, com a presença 42 fundistas de elite em Goiânia. Entre eles, o pentacampeão brasileiro Giomar Pereira, e os atuais líderes do ranking nacional de corrida de rua, Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, e Roselaine de Souza Silva, que também terminou como líder na temporada anterior. Além deles, quatro africanos vão brigar pelo pódio. A disputa, primeira das 12 do circuito neste ano, terá largada às 8 horas, na Avenida Americano do Brasil, no Parque Areião, e percursos de 5 km (individual ou em dupla) e 10 km.
 
Com 28 fundistas, a elite masculina promete disputas muito acirradas. Além de Ivanildo, líder do ranking nacional com 54 pontos, e Giomar (8º, com 24 pontos), o Cruzeiro ainda tem José Márcio Leão, revelação de 2012, na prova. Mas um goiano pode roubar a cena: Flávio Guimarães, que treina com a equipe Pé de Vento em Petrópolis, é o atual campeão sul-americano de meia maratona. Completando o pelotão, estão os africanos Abraham Kiplagat, Mathew Kiptoo Cheboi (Quênia) e Fikru Abera Dadi (Etiópia).
 
Já na elite feminina, 14 fundistas vão disputar o topo do pódio. Junto com a líder do ranking brasileiro Roselaine de Souza Silva (62 pontos), outra representante do Cruzeiro, estarão mais quatro entre as dez primeiras na classificação: Maria Zeferina Baldaia, Conceição Oliveira (empatadas em 3º lugar, com 35 pontos), Joelma de Jesus (6ª colocada, 31 pontos) e Kleidiane Barbosa Martins (8ª, 25 pontos). Do lado do Quênia, Meseret Legese Biratu promete esquentar a briga no pelotão feminino.
 
Dez anos de corridas - Goiânia recebe o Circuito Caixa pelo quinto ano consecutivo. Na última edição, a cidade viu Gilmar Silvestre Lopes vencer a disputa, igualando o recorde do percurso, de 29min54, estabelecido pelo pentacampeão brasileiro Giomar Pereira em 2009. Maurine Jelagat Kipchumba foi a vencedora entre as mulheres.
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa celebra dez anos de história, em 2013, com a inclusão de mais uma etapa, em Salvador. Neste ano, a competição também mantêm a categoria de corrida em dupla, para os 5 km. Instituída em 2012, a categoria permite aos atletas de cada dupla correrem juntos, para que um incentive e puxe o ritmo do outro - ao final da prova, os dois somam seus tempos, e vence a dupla com o menor resultado somado.
 
Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, a competição conta com a chancela da CBAt. Suas 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014. 
 
Herói do Atletismo em Goiânia - Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, Edson Luciano será o padrinho da etapa de Goiânia do Circuito Caixa. Medalha de prata nos Jogos de Syney/2000 e de bronze em Atlanta/1996, com a equipe do revezamento 4x100 m, Edson participará de duas ações voltadas para um público mais jovem. No domingo, o ex-atleta dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores. Edson integra hoje o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens e fazer com que as novas gerações conheçam a história da modalidade.
 
Kits de participação - Todos os competidores da etapa de Goiânia receberão kit de participação, contendo camiseta de tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (5/4), das 10 às 20 horas, e no sábado (6/4), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Flamboyant (Av. Jamel Cecílio, 3.300). Não haverá entrega no dia da corrida. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem no domingo, das 6 horas às 7h30, e devolvê-lo após o evento.