Giomar Pereira busca tricampeonato no Circuito CAIXA em Porto Alegre

Giomar, na liderança / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Giomar Pereira é o grande nome da etapa de Porto Alegre do Circuito de Corridas CAIXA. O fundista confirmou o status da prova como a de percurso mais rápido, estabelecendo na capital gaúcha, por duas vezes, o menor tempo geral da competição, em 2007 e 2011. Atual líder do ranking nacional de corrida de rua, Giomar volta ao Rio Grande do Sul, neste domingo (2/9), em busca do tricampeonato. A disputa terá largada às 9 horas na Av. Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Mesmo com uma boa folga na liderança do ranking brasileiro, Giomar não descansa. O baiano disputou cinco provas em sequência, desde 22 de julho - a Meia Maratona da Bahia, as etapas de Fortaleza e Recife do Circuito CAIXA, a Meia Maratona do Rio de Janeiro. No último domingo, o atleta, com 40 anos recém completados, ainda venceu a Corrida Duque de Caxias, em sua terra natal, Jacobina, consagrando-se como o mais vitorioso na prova. 
 
"Esta temporada tem sido mais desgastante. Quase não tive tempo para descansar, mesmo. A preocupação, agora, é manter a velocidade que venho tendo nas últimas provas", destaca Giomar, que foi ao pódio em três das cinco etapas do Circuito CAIXA que disputou este ano (2º em Uberlândia, 3º em Belo Horizonte e Recife). O fundista também foi bronze na Corrida da Ponte, no Rio de Janeiro, e venceu a Meia Maratona da Bahia.
 
Em Porto Alegre, Giomar bateu o recorde geral do Circuito CAIXA duas vezes. Completou os 10 km da prova em 29min22, em 2007, marca que só foi derrubada na etapa de Belo Horizonte de 2008 pelo queniano Joseph Kibiwott Ngetich. Na última edição, o fundista baiano tornou a fazer história, com 28min56. Seu tempo só foi melhorado este ano, em Fortaleza, por outro africano, Paul Koech Kimutai, que fez 28min38.
 
"Não estou pensando muito em recordes, porque a situação é diferente. Estou me concentrando em acompanhar o bloco principal, que terá atletas muito fortes, e subir ao pódio mais uma vez", explica Giomar. "Mas o percurso plano de Porto Alegre me favorece, é um dos percursos de que mais gosto no Circuito CAIXA."
 
Já seu técnico, Alexandre Minardi, responsável pela equipe de corrida do Cruzeiro, faz uma previsão mais otimista. "A expectativa é a melhor possível. Apesar do Giomar ter ficado cansado, depois da Meia do Rio, ele está muito bem. Acredito que podemos até ter novos recordes em Porto Alegre", aposta o treinador.
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook