Giomar é tricampeão do Circuito Caixa em Porto Alegre

Giomar Pereira da Silva é tricampeão/ Foto: Luiz Doro/adorofoto

Porto Alegre- "O campeão voltou". O grito do futebol foi ouvido na manhã deste domingo nas margens do Rio Guaíba, logo após o pórtico de chegada da sétima etapa do Circuito de Corridas CAIXA. O baiano Giomar Pereira da Silva acabava de completar os 10 quilômetros da prova em primeiro lugar, conquistando o tricampeonato em Porto Alegre (ganhou também em 2007 e 2011) e sua primeira vitória na CAIXA nesta temporada, mas a 21ª desde 2004, que lhe deram o apelido de "Rei do Circuito". No feminino, a queniana Nelly Jepkuirui dominou de ponta a ponta, seguida de Edielza Alves dos Santos e de Marily dos Santos. A oitava etapa será disputada em Curitiba no dia 30 de setembro.
 
A forte neblina que caiu na manhã deste domingo na capital gaúcha chegou junto com uma massa de ar frio que facilitou a vida dos corredores que se dirigiram ao Parque da Marinha do Brasil, local de largada e chegada do Circuito CAIXA, na orla do Rio Guaíba. A temperatura de 15 graus no momento da saída dos corredores e o circuito totalmente plano prenunciavam a possibilidade de novo recorde. 
 
A Elite Masculina correu em bloco com sete corredores seguindo juntos até o quilômetro nove. Neste momento, Giomar forçou e tomou a ponta seguido pelo queniano Ben Mutai e por Valdir Sérgio de Oliveira. Logo depois, Valdir passou o queniano e encostou em Giomar que, assustado, aumentou o ritmo para chegar à vitória em 29min31, 35 segundos a mais do que seu recorde obtido na vitória do ano passado. Valdir chegou sete segundos depois. 
 
"Estava marcando o queniano e quando vi o Valdir estava colado em mim. Aí pensei: ‘não vai levar, não’. Dei tudo nos últimos metros e venci. Estou muito cansado, mas feliz porque foi minha quarta vitória nos últimos dois meses, depois de uma sequência de oito provas. Agora quero descansar para chegar bem em Curitiba", contou Giomar, que conquistou o primeiro título no Circuito no ano, mas tinha feito pódio nas seis etapas anteriores (segundo em Uberlândia, terceiro em Goiânia, Belo Horizonte e Recife e quinto em Campo Grande e Fortaleza). A vitória garantiu 30 pontos ao baiano, que aumentou para 25 sua vantagem na liderança do Ranking, no qual é tetracampeão, para o companheiro do Cruzeiro, Valdir Sérgio de Oliveira, 297 para 272. 
 
O queniano Paul Kimutai, que havia anunciado participação e deveria brigar pela ponta, não disputou a etapa. 
 
Queniana vence de ponta a ponta 
 
Como vem acontecendo nas últimas duas etapas, uma corredora queniana dominou a prova feminina sem ser incomodada pelas adversárias. Desta vez o feito foi de Nelly Jepkurui, que correu tranquila e cruzou a linha em 33min55, exatos nove segundos a mais do que o recorde de Porto Alegre conquistado por Ednalva Laureano em 2007 de 33min46.
 
"Não corri para o recorde e sim me preocupei apenas em vencer. Gostei muito do clima e do percurso", contou Nelly que está terminando, no próximo domingo, depois da Maratona do Rio, sua terceira temporada no Brasil. Nos últimos três meses ela conquistou sete vitórias, contando a deste domingo.
 
A vice-campeã e melhor brasileira, Edielza Alves dos Santos, estava muito feliz com o resultado e porque marcou 34min13, seu melhor tempo na temporada e o segundo melhor de uma brasileira no Circuito desde 2004, só perdendo para o recorde de Ednalva, em Porto Alegre, há cinco anos. "Depois de um primeiro semestre mediano estou melhorando e agora vou disputar as últimas quatro etapas do Circuito CAIXA e quero terminar a temporada entre as cinco melhores", explicou a corredora radicada em Pindamonhangaba. 
 
Falando em Ranking, a líder está ainda mais folgada. Marily dos Santos foi terceira em Porto Alegre e agora soma 360 pontos, 52 na frente da segunda colocada, Roselaine de Souza Silva, quinta neste domingo e quarta melhor brasileira. "O terceiro lugar foi bom demais. Não esperava fazer abaixo de 35 e marquei 34min30. Agora vou finalizar minha preparação para defender meu bicampeonato na Maratona Maurício de Nassau, em Recife, no dia 30", disse a alagoana que mora na Bahia. A goiana Sueli Pereira da Silva que também havia confirmado presença e era uma das favoritas não apareceu em Porto Alegre.
 
Teste de velocidade, atração da etapa 
 
Uma área montada na estrutura do Circuito CAIXA no Parque Marinha do Brasil tornou-se a grande atração da etapa. Uma pequena tenda, com um computador e uma tv de plasma, e um tapete simulando uma pista de corrida de 15 metros, com um radar de velocidade no final, formava a área do "Teste de Velocidade", estrutura criada pelo corredor de 800 m da seleção brasileira, Fabiano Peçanha, semifinalista na Olimpíada de Londres. 
 
A participação era simples. Bastava chegar na tenda, dar o nome e se preparar para o "tiro" de 15 metros. No final, o radar marcava o tempo de cada um. A atração chamou a atenção de todos, tanto que em alguns momentos os participantes tinham de esperar numa fila. Cerca de 200 pessoas fizeram o teste e os recordes do dia ficaram, no masculino, para o dono do equipamento, Fabiano, que marcou 28,70 km/h. No feminino, uma corredora da elite, Larisse do Nascimento de Souza, de Caxias do Sul, fez 25,43 km/h. Nos 10 km do Circuito, Larisse terminou em sexto lugar. Até o Herói do Atletismo, Arnaldo Oliveira, bronze olímpico no 4x100m em Atlanta/96, que veio promover a etapa, tentou a sorte, mas depois de duas tentativas marcou o 11º melhor tempo, 27,43 km/h.
 
"Conheci um teste parecido com esse no Mundial de Atletismo de 2009 e resolvi trazer para o Brasil. Fiz uma parceira com a Kopp, que tem o radar, e com a Play Piso, que representa o piso Mondo. Iniciamos o projeto há um ano e estamos participando de eventos como a Corrida da CAIXA, sempre com muito sucesso", contou Fabiano Peçanha, que quer representar o Brasil nos 800 e 1.500 m no Rio-2016 e coordena a assessoria esportiva Peçanha Runners, com 150 clientes em Porto Alegre. 
 
 
Resultados
 
Masculino
1- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min31
2- Valir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro/CAIXA) - 29min38
3- Ben Kiplimo Mutai (Quênia/Luasa) - 29min39
4- Antonio Wilson Sousa Lima (GranCursos/CAIXA) - 29min47
5- William Salgado Gomes (Luasa) - 30min09
6- Eliezer de Jesus Santos (Pé de Vento/CAIXA) - 30min18
7- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 30min40
8- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 32min24
9- Ronaldo Ferreira Lopes (Central Pub/Uberaba) - 32min45
10- Jeferson Pinheiro Lopes (Sogipa/Percorrer) - 33min48
 
 
Feminino
1- Nelly Jepkurui (Quênia/Luasa) - 33min55
2- Edielza Alves dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 34min13
3- Marily doso Santos (Mizuno/Multsport) - 34min30
4- Conceição de Maria Carvalho (Palmeiras/CAIXA) - 35min11
5- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 35min52
6- Larisse do Nascimento de Souza (ACAAT/Vando&Larisse) - 36min20
7- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 36min52
8- Damiana Batista Sales (Prefeitura de Currais Novos) - 37min30
9- Marluce Queiroz Borges (CAIXA/Faz Atleta) - 37min43
10- Gisele Barros de Jesus (APPAI/PMERJ) - 37min58
 
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.