Dupla de líderes do ranking nacional disputa Circuito CAIXA em Porto Alegre

Gilberto Silvestre (3º à esq.) corre ao lado do gêmeo Gilmar, na prova de 2011 / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Os gaúchos devem concentrar suas atenções na elite masculina do Circuito de Corridas CAIXA, em Porto Alegre. Giomar Pereira e Valdir Oliveira, líder e vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, chegam à sétima etapa da competição como favoritos. Os dois já venceram na capital do Rio Grande do Sul, em provas decididas nos últimos metros, com direito a quebra de recordes, e neste domingo (2/9) ainda terão a companhia de dois quenianos. A disputa terá largada às 9 horas na Av. Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, e percursos de 5 km e 10 km.
 
"Fizemos um trabalho focado nas provas do Circuito CAIXA, e conseguimos colocar o Cruzeiro nos três primeiros lugares do ranking. Tanto o Giomar como o Valdir estão muito bem, e têm chances de vencer a prova, em Porto Alegre. Eles podem até bater novos recordes, sim", aposta Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, equipe mineira de atletismo que, além de Giomar e Valdir, tem José Márcio Leão em terceiro na classificação geral, com 227 pontos.
 
Valdir Oliveira fez uma das corridas mais emocionantes do Circuito CAIXA em 2010, na capital gaúcha, quando ultrapassou Giomar Oliveira, recordista geral da competição desde 2007, nos últimos 500 metros, marcando o melhor tempo de sua carreira nos 10 km - 29min30. O resultado ainda o ajudou a chegar à liderança do ranking brasileiro naquele ano. Hoje, o fundista é o vice-líder, somando 246 pontos. 
 
À frente de Valdir com 21 pontos de vantagem, o baiano Giomar Pereira tem duas vitórias em Porto Alegre, em 2007 e 2011. Na última edição, o fundista também protagonizou um duelo, com o português Alberto Casimiro da Costa Paula, e conseguiu ultrapassá-lo após o último quilômetro. Cruzou a linha de chegada com 28min56, novo recorde geral da competição. A marca só foi derrubada na prova de Fortaleza deste ano, quando o queniano Paul Koech Kimutai completou os 10 km em 28min38, mas ainda permanece como o melhor tempo da capital gaúcha.
 
Kimutai também estará na sétima etapa do Circuito CAIXA, em Porto Alegre, e deve ser um forte rival para os brasileiros, ao lado do compatriota Bem Kiplimo Mutai. Quem bater o recorde de Giomar na capital gaúcha ganhará um prêmio extra de R$ 1.500,00. 
 
 
Busca de velocidade atrai atletas para Porto Alegre
 
A elite masculina do Circuito CAIXA ainda levará a Porto Alegre dois fundistas que estão entre os mais velozes do Brasil nas pistas. Atletas da equipe carioca Pé de Vento, Gilberto Silvestre Lopes e Eliezer de Jesus Santos, respectivamente 3º e 12º no ranking brasileiro dos 10 mil metros, buscam boas marcas também nos 10 km. Eliezer é o 9º na classificação geral de corrida de rua, com 110 pontos. Fechando o grupo estão Antônio Wilson Souza Lima (4º, com 217 pontos) e William Salgado Gomes (7º, 135 pontos).
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.
 
 
Herói do atletismo em Porto Alegre
 
O medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, um dos Heróis do Atletismo da CAIXA, será o padrinho da sétima etapa do Circuito CAIXA, em Porto Alegre. Arnaldo vai contar um pouco da sua experiência no esporte a crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana (Rua C, 1 / Vila Castelo - Restinga). O encontro será nesta sexta-feira (31/8), às 14 horas. No domingo, o ex-velocista dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.
 
Arnaldo Oliveira encerrou a carreira como um dos melhores velocistas de sua geração. Com Robson Caetano, André Domingos e Edson Luciano, conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100 m da Olimpíada de Atlanta/1996. Atualmente, se divide entre as atividades como fisioterapeuta, treinador e professor de educação física, além do trabalho com o Projeto Futuro Olímpico, que atende comunidades carentes do Rio de Janeiro, com o apoio da CAIXA. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook