CRCuritib@ é um dos destaques do Circuito CAIXA em Curitiba

Largada da prova em 2011 / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Um dos grandes grupos de fundistas que vão disputar o Circuito de Corridas CAIXA em Curitiba, dia 30, o Corredores de Rua de Curitiba surgiu no mesmo ano em que a competição chegou à cidade (2005) e desde então é presença constante na prova. Com origem numa comunidade do Orkut, a equipe usa as redes sociais para integrar os atletas e disseminar o esporte no Estado. 

 
Hoje, o CRCuritib@ conta com 75 atletas associados. No Facebook, a comunidade da equipe soma 2.500 participantes ativos. "A nossa página do Facebook é uma ferramenta para aproximarmos do mundo das corridas os atletas que estão começando agora", explica Lúcio MIlczevski, que criou a equipe a partir de uma comunidade no Orkut, por sentir falta de um local onde pudesse buscar informações sobre o esporte, e viu as corridas de rua se desenvolverem no Estado. 
 
"Quando comecei a correr, em 2003, muitas provas não tinham medalha de participação, cronometragem eletrônica ou divulgação", exemplifica Lúcio. "Hoje os atletas são exigentes quanto à qualidade do tecido, os itens que vêm no kit. Os organizadores tiveram que mudar a forma de trabalho para atender a um público que cresceu rapidamente".
 
Presente em todas as edições do Circuito CAIXA, o CRCuritib@ vive a expectativa de voltar à prova paranaense, dia 30. "O Circuito da Caixa chama a atenção pela estrutura e organização, como a facilidade nas inscrições, apoio aos atletas no dia da prova, premiação e medalhas de participação. A expectativa é de que nossos atletas atinjam seus objetivos, que possam bater seus recordes pessoais e quem sabe peguem muitos pódios", aponta Lúcio.
 
 
Em busca do pódio
 
Um dos atletas da equipe que vão brigar por uma medalha está Leo Minero. O fundista integra o CRCuritib@ desde 2009, mas já se divide entre as corridas e o trabalho como assistente administrativo desde 2006. "O que me levou a correr foi a vergonha. Durante o curso de Educação Física, fui trabalhar como staff numa corrida de rua. Quando vi pessoas com físicos e idades tão diferentes concluindo a prova num clima tão empolgante, falei com meus amigos da faculdade, ‘olha que vergonha, pessoal, muitas dessas pessoas são da terceira idade e estão com mais pique que nós. O que acham da gente começar a correr?’", conta Leo.
 
Com um amigo que aceitou o desafio, Leo começou a correr na antiga pista da PUC-PR, e hoje soma vários pódios e bons resultados, como a medalha de prata com o quarteto da equipe na Ayrton Senna Racing Day de 2009, em São Paulo. "Foi uma conquista maravilhosa que nunca sonhei que pudesse acontecer, ainda mais por se tratar de uma homenagem ao nosso eterno ídolo Ayrton Senna".
 
Desde 2007, o fundista já disputou cinco edições do Circuito CAIXA. "É uma prova muito bem organizada, com kit de qualidade, premiação por categorias e a presença de atletas de alto nível, tanto brasileiros como também os quenianos voadores. Espero apenas não estar com nenhuma lesão no dia da prova, no mais é aproveitar a corrida e tentar fazer o melhor", diz Leo, que tem como principal objetivo na temporada baixar seu tempo na Maratona de Curitiba.
 
 
A primeira corrida
 
Já a naturoterapeuta Marli Palugan vai disputar a sua primeira prova do Circuito CAIXA em Curitiba. Ciclista há muitos anos e praticante de Yoga, Marli começou a correr em 2009 para emagrecer e, desde então, evoluiu rápido. Em 2010, passou dos 10 km para os 42 km da Maratona de Curitiba, e quer mais. Além da prova da CAIXA, pretende participar de outras duas meias maratonas e uma maratona, ainda este ano. "A corrida faz eu me sentir viva, mais disposta. Já melhorou meu condicionamento físico e é minha terapia", destaca a atleta.
 
"Bater o recorde pessoal é muito bom, mas também é ótimo estar entre amigos e sentir a energia contagiante dos atletas em meio à prova. E sempre rola uma conversa com pessoas que você nunca viu, é engraçado", diz Marli, confessando que é vaidosa e gosta de combinar a camiseta da equipe, a CRCuritib@, com os demais acessórios de corrida, no dia da prova.
 
 
Inscrições abertas para a etapa de Curitiba
 
A etapa de Curitiba do Circuito CAIXA está com inscrições disponíveis no site oficial do evento, www.circuitocaixa.com.br, com o valor promocional de R$ 45,00. Essa taxa é válida até 16 de setembro, período durante o qual economiários e correntistas da CAIXA ainda ganham um desconto de 50%. A partir do dia 17, o valor sobe para R$ 55,00, e apenas atletas maiores de 60 anos continuam com direito ao benefício.
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook