Circuito Caixa encerra nona temporada em ritmo de crescimento

O Circuito de Corridas Caixa encerrou a temporada 2012 no último dia 11, em Brasília, mostrando que tem fôlego para crescer ainda mais / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

São Paulo - O Circuito de Corridas Caixa encerrou a temporada 2012 no último dia 11, em Brasília, mostrando que tem fôlego para crescer ainda mais. O aumento da participação de atletas amadores e da elite e os recordes de percurso foram os destaques deste ano da competição, a mais importante do gênero no País, que chegou à marca histórica de 71 corridas em nove anos de existência.

"Tivemos um crescimento geral de 10%, em termos de público participante. Além do programa de apoio da Caixa aos primeiros colocados do ranking nacional, o aumento da premiação por recorde de percurso ajudou a atrair mais atletas de elite e africanos, elevando o nível técnico das provas", apontou Hélio Takai, diretor da HT Sports Marketing & Consultoria, agência promotora do circuito.

A competição estabeleceu dez novos recordes, nas categorias masculina e feminina, em seis etapas - Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba e São Paulo. Três deles foram feitos por Filomena Cheych Daniel, uma das quenianas responsáveis por acirrar as disputas com as brasileiras. José Márcio Leão, revelação desta temporada, ainda marcou o novo recorde geral do Circuito Caixa para os brasileiros, em Fortaleza, com 28min51. 

Prova noturna e principais nomes do atletismo no Circuito Caixa - A principal novidade do Circuito Caixa 2012 foi a inclusão de uma etapa noturna no calendário - em Uberlândia, Minas Gerais (12/5) - , seguindo a tendência nacional nas corridas de rua. A escolha da cidade mineira para a prova levou em conta a localização e a infraestrutura adequada para os corredores. O Parque do Sabiá, um dos mais tradicionais pontos de encontro de atletas da região, conta com uma boa pista de atletismo e iluminação ao longo de todo o trajeto, além da paisagem exuberante. 

Outra atração ganhou destaque na etapa de Porto Alegre. Uma pequena tenda, com um computador e uma tv de plasma, e um tapete simulando uma pista de corrida de 15 metros, com um radar de velocidade no final, formava a área do "Teste de Velocidade", estrutura criada pelo corredor de 800 m da seleção brasileira, Fabiano Peçanha, semifinalista na Olimpíada de Londres. Bastava chegar na tenda, dar o nome e se preparar para o "tiro" de 15 metros. No final, o radar marcava o tempo de cada um. A atração chamou a atenção até do Herói do Atletismo, Arnaldo Oliveira, bronze olímpico no 4x100m em Atlanta/96, que foi promover a prova e tentou a sorte.

O Circuito Caixa 2012 também foi marcado pela presença de grandes nomes do atletismo brasileiro. Marílson Gomes dos Santos, atleta do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York, disputou pela primeira vez a competição, em São Paulo (14/10). Marily dos Santos, representante brasileira na maratona da Olimpíada de Pequim/08 e duas vezes líder do ranking brasileiro de corrida de rua (2006 e 2007), também marcou presença na competição, em que é a maior vencedora, com oito vitórias.

"A manutenção da qualidade do evento, sem mudanças de datas no calendário e presença em quatro das cinco regiões do País, tem criado uma fidelização dos corredores ao Circuito Caixa", destaca Takai. Em sua nona edição, a competição conta com a fidelidade de grandes empresas, como a Centauro, co-patrocinadora, que investe no circuito há cinco anos, além da própria Caixa.

Consolidação nas redes sociais - A mídia social também foi uma importante ferramenta de divulgação e relação com o público, nesta temporada do Circuito Caixa. A competição investiu em ações de relacionamento no Facebook e no twitter, com promoções e informações diferenciadas, e passou a enviar o resultado das provas via SMS aos corredores que cadastrassem seus celulares. "Só no Facebook, tivemos um crescimento de mais de 1.500% em relação ao não passado", garante Hélio Takai.

Para 2013, o objetivo do patrocinador e das empresas parceiras do Circuito Caixa é continuar crescendo e alcançar novas praças. A competição conta hoje com 11 etapas em nove Estados brasileiros. Neste ano, passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9), São Paulo (14/10), Ribeirão Preto (28/10) e Brasília (11/11). É o único circuito de corridas de rua oficial no Brasil, com chancela da CBAt, e suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os 10 primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.