Circuito CAIXA 2012 chega a Porto Alegre com brasileiros mais velozes e recorde de público

Gilberto Silvestre (3º à esq.) corre ao lado do gêmeo Gilmar, na prova de 2011 / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Um número inédito de corredores vai tomar conta das ruas de Porto Alegre, neste domingo (2/9). A prova responsável pelas marcas recordes do Circuito de Corridas CAIXA receberá 1.500 competidores. Ao lado deles estarão alguns dos fundistas de elite com os menores tempos da competição, como Giomar Pereira, Sueli Pereira e o queniano Paul Koech Kimutai. A disputa terá largada às 9 horas na Av. Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, e percursos de 5 km e 10 km.
 
A sétima etapa do Circuito CAIXA contará com dois atletas que protagonizaram as disputas mais acirradas em Porto Alegre, nos dois últimos anos. Em 2010, Valdir Oliveira ultrapassou Giomar Pereira nos últimos 500 metros, marcando o melhor tempo de sua carreira nos 10 km - 29min30. Já em 2011, o próprio Giomar travou um duelo com o português Alberto Casimiro da Costa Paula, superando-o depois do quilômetro 9 para cruzar a linha de chegada com 28min56. O resultado, novo recorde geral da competição, melhorou sua própria marca, de 2007. 
 
Neste domingo, Valdir, vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua com 246 pontos, e Giomar, o líder, com 267, devem fazer com o queniano Paul Koech Kimutai mais uma grande disputa. Kimutai derrubou o recorde de Giomar (que permanece como o melhor tempo em Porto Alegre)na etapa de Fortaleza deste ano, quando completou os 10 km em 28min38. O africano estará na sétima etapa do Circuito CAIXA ao lado do compatriota Bem Kiplimo Mutai.
 
Na prova feminina, é Sueli Pereira quem promete dar trabalho às adversárias. Brasileira mais rápida do Circuito CAIXA em 2011, a goiana venceu a prova gaúcha no ano passado com 34min19, segundo menor tempo da competição entre as fundistas do País - o primeiro, de 33min46, é de Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, recordista em Porto Alegre desde 2007. 
 
Oitava colocada no ranking nacional, com 115 pontos somados em apenas quatro provas, Sueli será uma forte rival para a líder Marily dos Santos, que tem 334 pontos, e para Conceição Oliveira, bicampeã em Porto Alegre e quarta colocada na classificação geral, com 248 pontos. O pelotão feminino ainda conta com a vice-líder Roselaine de Souza Silva (290 pontos) e Maria Zeferina Baldaia (3ª, com 263 pontos), vencedora da prova gaúcha em 2010. Nelly Jepkurui e Jacklyne Chemwek são as representantes do Quênia na disputa.
 
 
Exemplo de saúde e determinação
 
Além das disputas acirradas no pelotão de elite, com os atletas mais velozes do Circuito CAIXA, a prova em Porto Alegre também contará com fundistas que se destacam pela superação pessoal. A massoterapeuta Rosângela Barbieri, que engordou 30 kg durante a gravidez, sofreu com a baixa autoestima e viu no esporte uma forma de mudar sua vida. Com mudanças na alimentação, prática de exercícios e a descoberta da corrida, há três anos, emagreceu 33 kg, e hoje é exemplo para muitas outras atletas.
 
"A corrida me ensinou que posso ir aonde eu quiser, ampliou meus horizontes. Foi uma influência até no meu trabalho. Quando comecei a correr, passei a sentir necessidade de alguns tipos de massagens, tratamentos, e fiz cursos específicos. Hoje, atendo a muitos colegas corredores, com massagens próprias para aliviar as tensões da corrida. E é um esporte que me trouxe muito mais disciplina, também", conta Rosângela.
 
A história de Rosângela já foi destaque em várias revistas, portais de internet e programas de televisão. Com o destaque, passou a ter contato com corredoras de todo o Brasil, com histórias semelhantes, inspiradas por ela. Em seu site - romassoterapeuta.com.br - a gaúcha apresenta algumas dessas histórias. "Tem até uma atleta de Fortaleza que já veio para Porto Alegre, correr comigo. O fato de ser uma influência para outras pessoas também é um estímulo a mais para mim", diz a corredora, que vai usar a prova do Circuito CAIXA como etapa de preparação para a São Silvestre, seu grande sonho.
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.
 
 
Herói do atletismo em Porto Alegre
 
O medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, um dos Heróis do Atletismo da CAIXA, será o padrinho da sétima etapa do Circuito CAIXA, em Porto Alegre. O ex-velocista dará a largada da prova, no domingo, e participará da premiação aos vencedores.
 
Arnaldo Oliveira encerrou a carreira como um dos melhores velocistas de sua geração. Com Robson Caetano, André Domingos e Edson Luciano, conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100 m da Olimpíada de Atlanta/1996. Atualmente, se divide entre as atividades como fisioterapeuta, treinador e professor de educação física, além do trabalho com o Projeto Futuro Olímpico, que atende comunidades carentes do Rio de Janeiro, com o apoio da CAIXA.