Ação social ajuda atletas carentes em Belo Horizonte

Cláudio Roberto Sousa (esq.) com representantes da Casa do Corredor / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - No dia em que o mineiro Giovani dos Santos, bronze nos 10.000 m do Pan-Americano de Guadalajara/2011, colocou o Brasil no topo do pódio do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, os atletas amadores protagonizaram a maior conquista da prova na Praça da Pampulha, em Belo Horizonte.

Uma caixa lotada de tênis foi arrecadada durante a prova deste domingo (25) e doada à Casa do Corredor, equipe que, além de colecionar pódios em todo o Estado, dedica-se a ajudar atletas carentes de todas as idades. A ação contou com a participação do medalhista olímpico Cláudio Roberto Sousa na entrega dos calçados e fez parte da campanha de doação de tênis iniciada pela competição nesta temporada, com o objetivo de incentivar a prática do esporte entre atletas com poucos recursos.
 
Criada há oito anos por Vanderley Henrique Guerra, a Casa do Corredor conta com uma loja virtual de artigos esportivos, além de serviços de orientação ao atleta, inscrição em provas e organização de caravanas para competições. Além dos 480 corredores cadastrados, vários deles com um bom potencial, a equipe mantém o projeto "Tênis Solidário", inspirado pelo Programa DescalSOS da Fundação Joaquim Cruz, e que distribui calçados a crianças, jovens e adultos que precisam desse incentivo para começar a correr e, quem sabe, destacar-se no esporte.
 
"O Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa está de parabéns pela iniciativa. Nós fazemos esse trabalho de doação de tênis desde 2007 e sabemos o quanto é importante para tantos atletas ter um par de tênis para seguir no atletismo. Já vimos meninos no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo de Alto Nível, aqui em Belo Horizonte, correndo descalços. Muitos deles acabam largando o esporte se não tiverem um apoio como esse", destacou Bráulio Barbosa, um dos representantes da Casa do Corredor na prova deste domingo, na capital mineira. A equipe ainda teve cerca de 20 fundistas na briga por um pódio na Praça da Pampulha.
 
A Casa do Corredor recebe doações de tênis usados, em bom estado, durante todo o ano. Os calçados podem ser entregues na sede da equipe, na Rua Espírito Santo, 845 - centro de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Visite também o site www.casadocorredor.com.br.
 
Solidariedade de norte a sul do Brasil - Sob o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe", a campanha de doação de tênis iniciada pelo Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa já levou a atletas carentes de Uberlândia e Campo Grande melhores condições para praticar atletismo e conquistar uma vida melhor com o esporte. No Triângulo Mineiro, os calçados doados foram entregues à Futel (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer), que desenvolve ações voltadas para fundistas de baixa renda. Na capital do Mato Grosso do Sul, duas grandes caixas abarrotadas de sapatos foram entregues às 150 crianças e jovens atendidos pela ADAC/CG (Associação Desportista Atletas de Cristo).
 
A próxima cidade a contar com a campanha é Goiânia. Quem tiver um par de tênis "aposentado" no armário pode destiná-lo a um atleta carente no dia 8 de junho, quando a quinta etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa chega à cidade. Basta levar o calçado até a tenda de retirada de chip, na arena da prova, na Rua Americano do Brasil, no Parque Areião, até as 9h30.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de passar por Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5) e Belo Horizonte (25/5), a competição segue para Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8),Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook