Medalhista olímpica faz palestra na etapa de Salvador do Circuito Caixa

Rosemar Coelho  / Foto: Luiz Doro /adorofoto/HT SportsRosemar Coelho / Foto: Luiz Doro /adorofoto/HT Sports

São Paulo - O Circuito de Corridas Caixa chega a Salvador neste domingo (10), com largada na Praça de Piatã, a partir das 7h. Mas antes dos milhares de atletas invadirem as ruas da capital baiana, o evento já começou. Nesta sexta-feira (8), a medalhista olímpica Rosemar Coelho fez palestra para 200 crianças e adolescentes da Escola Parque Salvador. 
 
Neste sábado (9), é a vez dos fãs poderem interagir com a ex-velocista, bronze no revezamento 4x100m nos Jogos Pequim/2008. Ela estará disponível para fotos, autógrafos e bate papo sobre esporte na loja Centauro do Salvador Shopping, das 10h às 11h, durante a entrega dos kits da corrida.
 
Integrante do programa Heróis do Atletismo Caixa, Rosemar iniciou a palestra na Escola Parque Salvador às 9h. Contou como iniciou a carreira no atletismo, aos 11 anos, sob orientação do professor de educação física do colégio que frequentava. Seguiu narrando sua história até chegar à conquista da medalha em Pequim, que veio após longa espera. Na equipe em que correu ao lado de Lucimar Aparecida de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos. O quarteto cruzou a linha de chegada em quarto lugar, com o tempo de 43s14, apenas 0,10 segundos da medalha de bronze, obtido pela Nigéria. Porém, em 2016, o Comitê Olímpico Internacional retirou o ouro do revezamento da Rússia em função de doping e, com isso, o time brasileiro passou a ser o terceiro colocado.
 
Rosemar não deixou de falar sobre a importância do esporte na vida das crianças e na formação de cada uma delas como cidadãos. “É uma grande oportunidade poder conversar com os jovens, que são o futuro do nosso país. Agradeço ao Circuito Caixa por essa oportunidade”, afirmou a ex-atleta, que aproveitou ao máximo a experiência com a garotada de Salvador. Após a palestra, se divertiu com elas em um game que simula a disputa de uma corrida.
 
A entrega dos kits para os atletas, que é composto por número de peito e camiseta, começou nesta sexta-feira na loja Centauro do Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 2915 - Piso 2) e prossegue neste sábado (9) entre 10h e 17h. Já o chip será entregue no dia e local da prova, entre 6h e 7h. Quem não conseguiu fazer inscrição pela internet, tem a última oportunidade para  garantir participação neste sábado, na loja da Centauro.
 
Elite 10km - O queniano Paul Kipkemoi Kipkorir venceu no ano passado, com direito a recorde, e vai em busca do bicampeonato neste domingo (10). O atleta da equipe Luasa Sports Caixa tentará baixar o tempo de 30min21, obtido nos 10km em 2017. Vice-campeã na Elite Feminina, Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) vai lutar para subir um degrau e chegar ao lugar mais alto do pódio na disputa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil, com 15 anos de atividades ininterruptas.
 
Os brasileiros tentarão impedir o bicampeonato de Kipkorir. Entre os principais adversários do queniano estão José Nilson de Jesus (MBsports), quarto colocado na prova de Salvador no ano passado, Valdemar Bispo de Souza Filho, sexto lugar em 2017. Os ‘pratas da casa’ também prometem empenho para dar trabalho ao corredor africano. Entre os baianos que lutarão pelo pódio na Elite 10km estão Marcio Barreto da Silva (MBsports) e André da Conceição Santos (Peralva).
 
Campeã em 2017, Maria Aparecida Ferraz não vai correr neste domingo. Porém , o restante do pódio do ano passado estará em ação em busca da vitória. Além da vice-campeã Marily, competem a medalha de bronze Rebeca Rodrigues Costa, a quarta colocada Edielza Alves dos Santos Guimarães e Eliane Costa de Jesus, quinto lugar. Além das atletas mais velozes da última edição da prova em Salvador, lutarão pela vitória, a etíope Meseret Gezahegn Merine (Luasa Sports/Caixa) e Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running), que chega a capital baiana embalada após cruzar em primeiro lugar da etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA, disputada dia 19 de maio.
 
Além da Elite 10km, e etapa baiana do Circuito de Corridas Caixa, que completa 15 anos em 2018, conta também com a distância de 5km, além de disputas em duplas e da caminhada. Salvador recebe a terceira etapa da série de provas de rua, que já passou por Belo Horizonte e Uberlândia.
 
Criado em 2004, o Circuito Caixa já recebeu mais de 283 mil pessoas em 132 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no objetivo de apoiar os atletas brasileiros de elite e incentivar o esporte entre os amadores. “Chegar aos 15 anos de atividade comprova a importância de um patrocinador como a Caixa, que fomenta a cultura de saúde e qualidade de vida por meio do esporte, sem deixar a performance de lado”, completa Takai.
 
Pegada do Bem - A abertura do Circuito de Corridas Caixa teve a participação de 1.850 corredores no domingo (13), Dia das Mães, no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A segunda etapa, em Uberlândia, reuniu 1.200 atletas no Parque do Sabiá no sábado, dia 19. As duas provas disputadas no mês de maio retomaram a campanha Pegada do Bem, que arrecadou dezenas de pares de tênis, que foram encaminhados para entidades assistenciais das cidades mineiras. A ideia é incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. Em Salvador, a campanha continua e as doações podem ser entregues na retirada dos kits ou mesmo na arena da prova.
 
Etapas do Circuito de Corridas Caixa 2018
 
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 10/06 – Salvador
4ª etapa - 01/07 - Campo Grande
5ª etapa - 29/07 - Recife
6ª etapa - 05/08 - Fortaleza
7ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
8ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
9ª etapa - 14/10 - Curitiba
10ª etapa - 21/10 – São Paulo
11ª etapa - 25/11 – Brasília  
12ª etapa - 08/12 – Goiânia (etapa deveria ter sido em 03/06, mas teve a dala alterada em função da paralisação dos caminhoneiros)
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook